facebook instagram youtube whatsapp

Comportamento Sexta-feira, 26 de Julho de 2024, 08:30 - A | A

Sexta-feira, 26 de Julho de 2024, 08h:30 - A | A

pesquisa

Cientistas usam "Game of Thrones" em estudos sobre a cegueira

Pesquisadores escanearam cérebros de mais de 70 participantes enquanto eles assistiam cenas da série. Metade deles estava familiarizada com os personagens, enquanto a outra nunca tinha assistido

Yasmin Rajab\Correio Braziliense
MQF

Pesquisadores da Universidade de York, no Reino Unido, utilizaram a série Game of Thrones para estudar sobre prosopagnosia, um tipo de cegueira na qual afeta a capacidade de reconhecer os rostos das pessoas. A condição afeta aproximadamente uma em casa 50 pessoas. 

Quando os personagens principais apareciam na tela, exames de ressonância magnética mostraram que, em participantes neurotípicos (ou seja, que não são afetados pela doença), a atividade cerebral aumentou em regiões do cérebro relacionadas ao conhecimento não visual sobre os personagens, como quem eles são e o que sabiam sobre eles. 

As conexões entre o cérebro visual e essas regiões não visuais também aumentaram em pessoas que conheciam Game of Thrones. No entanto, essas ondas de atividade foram significativamente reduzidas no grupo de participantes neurotípicos que nunca assistiram à série. 

Os cientistas decidiram repetir o experimento com pessoas com prosopagnosia, para determinar se essas regiões são importantes para o reconhecimento facial. Assim como no grupo anterior, metade já havia assistido a série a outra não. 

Leia mais:

https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2024/07/6904733-cientistas-usam-game-of-thrones-em-estudos-sobre-a-cegueira.html

Comente esta notícia

, 15 de Janeiro de 2025