Baixada Cuiabana pelo olhar infantil é tema de livro escrito por autora mirim

 Baixada Cuiabana pelo olhar infantil é tema de livro escrito por autora mirim

Residente em Chapada dos Guimarães e aluna do Centro Educacional Sebastião Albernaz (CESA), a escritora Maria Helena Bressan de Souza, de apenas 10 anos, está preparando a sua primeira obra literária. ‘Um mundo de Aventuras’ conta uma série de pequenas histórias inspiradas no cotidiano, descobertas, transformações e aventuras pelo território mato-grossense.

Voltada ao público infanto-juvenil, a ideia é que de forma simples e cativante esses leitores reconheçam o território em que vivem reconhecendo  a beleza de cada localidade. Uma série de ilustrações da jovem escritora irão compor a produção literária. A previsão é que tenha uma tiragem de mil exemplares com distribuição gratuita.

Maria Helena tem um  olhar atento e encantador às coisas do seu cotidiano, o que tem grande influência das vivências familiares e educativas.

“A escola contribuiu de forma significativa na sensibilização à cultura com a importância da literatura e das diversas expressões artísticas”, explicam os pais de Maria Helena, Alessandro Flaviano de Souza e Idineia Bressan.

A mãe relembra que nos eventos do CESA, Maria Helena  atuou em peças infantis e espetáculos musicais com destaque ao protagonizar a Menina Bonita do Laço de Fita da Obra de Ana Maria Machado e danças tradicionais da região, como Siriri.

“Este seria um bom exemplo de como a educação formal quando agrega os elementos da cultura local e das diversidades em suas atividades, promove o estímulo à criatividade e a construção de consciência e olhar crítico à sociedade”, destaca Idineia.

O período da pandemia foi uma oportunidade de dar vida às histórias, retratando suas memórias através de desenhos à mão livre e pintando, algo que também tem grande influência pela exuberância das paisagens de Chapada dos Guimarães.

O nome do livro é uma escolha da própria autora, que já iniciou visitas em locais apresentados na obra, como Comunidade São Gonçalo Beira Rio, Passagem da Conceição, Museu da caixa d’água, Porto, Comunidade Rio da Casca, Lagoinha de Baixo, Água Fria e Cachoeira do Pingador.

Com edição da Editora Sustentável, sediada em Cuiabá, o livro foi viabilizado ao ter sido contemplado no edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Fonte: GOV MT
Digiqole ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *