Projeto ensina capoeira angola para iniciantes via plataforma digital

 Projeto ensina capoeira angola para iniciantes via plataforma digital

Professor Éverton Medeiros, ensina elementos da capoeira trazidos pelos africanos de origem banto. – Foto por: Divulgação

A iniciativa é contemplada pelo Edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Esporte, Cultura e Lazer (Secel-MT).

Em razão da pandemia de Covid 19, muitas atividades presenciais em grupo passaram a ser realizadas no campo digital. Em Cuiabá, o projeto “Curso online de iniciação à capoeira angola em Mato Grosso”, desenvolvida pelo professor Éverton Medeiros, ensina elementos da capoeira trazidos pelos africanos de origem banto.

As aulas iniciaram em janeiro e terminam em abril, com o seminário de encerramento do curso com a participação de diversos mestres e professores de capoeira angola, com o objetivo de possibilitar troca de experiências. A iniciativa é contemplada pelo Edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Esporte, Cultura e Lazer (Secel-MT).

De acordo com o professor Éverton Medeiros, a ideia é proporcionar um ambiente de estudos e trocas de saberes sobre a capoeira angola, musicalidade, consciência física e mental, os reflexos e fortalecimento corporais e ritualidade. “O projeto teve boa adesão e as pessoas estão conseguindo desenvolver as habilidades e a apreensão dos fundamentos básicos da capoeira angola”.

A capoeira angola tem movimentos tradicionais, mas cada capoeirista tem a liberdade de reproduzir a partir da sua constituição física e gestualidade. O projeto conta com a parceria do grupo Quilombo Angola, que tem como mestre, Olavo Perri, e que desenvolve há 12 anos um projeto de extensão na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e com o Bando Maré de Março de Capoeira Angola e Samba de Roda, da Bahia, do mestre Guaxini do Mar.

Conheça mais sobre o grupo Quilombo Angola pela rede social @quilomboangola.

Digiqole ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *