Projeto realiza festival de música voltado para pessoas com deficiência visual

 Projeto realiza festival de música voltado para pessoas com deficiência visual

O projeto “Arranjados no Ritmo da Inclusão”, realizado em Rondonópolis (a 210 km de Cuiabá), gravou na sexta-feira (02.07) o festival de música com a participação de 10 pessoas com deficiência visual. Eles cantaram e tocaram 11 canções de diversos estilos musicais. A produção audiovisual será disponibilizada, em breve, nas redes sociais do proponente Álvaro Heinrich.

A ação foi selecionada no edital MT Nascentes realizado pelo Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). O festival de música propiciou um ambiente favorável para artistas com deficiência visual mostrarem e desenvolverem seu talento musical, fortalecendo e potencializando as manifestações artísticas de canto e instrumentalização.

Os participantes receberam uma preparação com oficinas de canto e de instrumento. Isa Gardenia, deficiente visual, falou da sua experiência com o grupo. “Achei fantástico. Foi a oportunidade de desenvolver dons artísticos, aprimorar o que já sabia e de socializar com os músicos da cidade. É algo muito bom e enriquecedor. Fiquei muito feliz em poder participar”, conclui Isa.

O maestro Álvaro Heinrich destacou a troca de experiências entre os participantes do projeto. “Percebi ao longo do tempo que trabalhei com deficientes visuais, que havia muitos talentos escondidos. Fazer um festival voltado para essas pessoas que muitas vezes não tem incentivo, não tem oportunidade, trouxe coisas positivas para eles como melhora da autoestima, valorização e visibilidade. E a nossa equipe também ganhou, aprendemos muito nessa troca com eles”.

O repertório do festival também foi inclusivo e contemplou todos os estilos. As músicas foram escolhidas pelos participantes e teve gospel, rock, sertanejo e internacional. O projeto contou com uma banda base para acompanhamento composta por cinco músicos, equipe de som e filmagem.

O vídeo será disponibilizado nas redes sociais FacebookInstagram e no Youtube de Alvaro Heinrich.

Digiqole ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *