Tradicional festa de São Gonçalo tem abertura na sexta

 Tradicional festa de São Gonçalo tem abertura na sexta

A tradicional Festa de São Gonçalo, será aberta nesta sexta-feira, no centro cultural da comunidade. Na programação da abertura, terá dança do cururu com o levantamento do mastro, a apresentação do grupo Flor Ribeirinha, além da banda scort som e o sopão abençoado para os convidados. A comunidade é o berço da cultura cuiabana, conhecida pelas suas tradições, principalmente pela culinária, artesanato em cerâmica, danças folclóricas e a religiosidade.

Conforme a organização dos festejos, neste sábado, dia 15 de janeiro, a partir das 8h da manhã, terá a procissão, a missa na comunidade, como também a apresentação do grupo infantil Semente Ribeirinha e o tradicional chá com bolo. O evento acontecerá através de um projeto aprovado na Lei Aldir Blanc em Mato Grosso.

A fundadora e presidente do Flor Ribeirinha, Domingas Leonor, uma das lideranças da comunidade de São Gonçalo beira rio, frisa a importância do local, onde começou Cuiabá.
“Para mim, é motivo de orgulho apresentar as nossas tradições. Minha luta é pela preservação da nossa comunidade, pela valorização dos costumes e do modo de vida ribeirinho”, destacou Domingas.

A Festa de São Gonçalo é realizada há quase um século pela comunidade. Uma das organizadoras, Julia Rodrigues da Conceição, ressalta que a festa não foi realizada no ano passado devido a pandemia. Ela lembra que a população, cuiabana está convidada para prestigiar o evento, seguindo os protocolos de segurança, com o uso de máscaras, como recomenda os órgãos da área da saúde.

Este ano, de acordo com outra organizadora do evento, Cleide Rodrigues Antunes, a meta é reformar a igreja, que necessita da troca do piso e de outros reparos. ”Os moradores da comunidade participam efetivamente da festa e muitos deles, vem para pagar promessas. Nosso objetivo é lutar para que as novas gerações continuem preservando a nossa religiosidade”, assinalou Cleide

No último domingo, como parte dos festejos de São Gonçalo, um grupo percorreu diversas residências e as peixarias, que concentram um grande número de visitantes, para receber doações que vão contribuir com a reforma da igreja.

Digiqole ad

Jessica Nunes - Mais Que Fato

http://www.maisquefato.com.br

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *