Paratleta do projeto Olimpus participa do Campeonato Brasileiro Master de natação

 Paratleta do projeto Olimpus participa do Campeonato Brasileiro Master de natação

Mais um bolsista do projeto Olimpus representa Mato Grosso em uma competição nacional. Beneficiado com o bolsa atleta na categoria Nacional, o paratleta Adriano Luiz dos Santos Bonkewech, participa do Campeonato Brasileiro Master de natação que ocorre a partir desta quinta-feira (24.06) e segue até domingo (27.06), na piscina do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro (RJ).

Para Adriano, o auxílio financeiro mensal via bolsa atleta da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) veio em bom momento e ajudou a dar suporte aos seus treinamentos.

“Com o recurso deu para adquirir material para treinamento, proteínas e vitaminas para fortalecer meu físico. Tenho também uma melhor alimentação”, frisa.

Adriano perdeu a mão esquerda aos 21 anos na serraria em que trabalhava em Sinop (MT). Com 103 quilos, foi incentivado pela namorada a emagrecer, objetivo alcançado pela natação.

“Queria correr, mas o médico indicou a natação e aos 26 anos comecei a nadar e senti prazer. Fui convidado a competir e desde 2014 não parei mais”, conta com entusiasmo.

Hoje, aos 36 anos, Adriano Bonkewech é medalhista de ouro nos 100m borboleta e nado livre no Centro-Oeste de natação e tricampeão nos jogos regionais de natação em Mato Grosso. Sob a coordenação técnica de Sara Pica Pau, treina diariamente em Sinop (MT).

O paratleta chegaria a tentar índice técnico para as Olimpíadas de Tóquio, mas, devido à pandemia, foram canceladas as três competições internacionais para as quais ele estava classificado e que valeriam como seletivas olímpicas.

“No ano passado eu estava garantido no Open Internacional de Berlim, da disputa do Pan-americano no México e por último o Sul-americano na Argentina, provas que garantiriam o índice para as olimpíadas e foram canceladas por causa da pandemia”.

No Campeonato Brasileiro Master de Natação, Adriano participa de provas de nado borboleta, costas e livre. A competição é organizada pela Associação Brasileira Masters de Natação (ABMN) e seguirá rígidos protocolos de prevenção à covid-19, como acesso ao local restrito apenas aos atletas e técnicos.

“Desejamos todo sucesso em sua caminhada e que continue mantendo os treinamentos acirrados em busca de novas conquistas no pódio. Lá no Rio você é Mato Grosso”, enaltece Jefferson Carvalho Neves, secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel.

Digiqole ad

Claryssa Amorim - Mais Que Fato

http://www.maisquefato.com.br

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.