Por que limitar as notificações na tela de bloqueio do celular ajuda a evitar golpes; veja como fazer

 Por que limitar as notificações na tela de bloqueio do celular ajuda a evitar golpes; veja como fazer

As notificações exibidas por aplicativos ajudam a encontrar informações úteis rapidamente, mas também podem permitir que elas sejam acessadas de forma indevida.

Em roubos de celulares, por exemplo, assaltantes podem aproveitar até o que aparece enquanto a tela do aparelho está bloqueada.

Por meio de um alerta do aplicativo de e-mail, de SMS ou do WhatsApp, por exemplo, criminosos podem obter códigos de validação enviados por serviços para acessar suas contas de e-mail, redes socais e outros aplicativos.

O gerente regional de conta da Trend Micro, Yuri Souza, explica que muitos assaltantes aproveitam uma facilidade do iPhone e do Android para conseguir dados privados.

“O SMS e o e-mail são muitas vezes usados no envio de uma chave de autenticação para o usuário”, afirma. “É dessa forma que eles conseguem, mesmo com a tela bloqueada, burlar um sistema de autenticação ou pegar uma chave de acesso”.

Em algumas situações, caso você tente redefinir sua senha, a empresa envia um link, que também pode ficar visível nas notificações. A partir do endereço, é possível acessar a página e criar uma senha nova.

Alguns serviços utilizam códigos por SMS para liberar acesso a uma conta. Além disso, mensagens enviadas no WhatsApp também podem incluir informações sensíveis. Por isso, especialistas recomendam limitar o conteúdo exibido nas notificações enquanto a tela do celular está bloqueada.

Como limitar conteúdo de notificações na tela de bloqueio iOS (iPhone):

Para ocultar informações ou desativar as notificações na tela de bloqueio do iPhone, siga estes passos:

Em “Ajustes”, toque em “Notificações”;
Selecione o item “Pré-visualizações”;
Para evitar que o conteúdo apareça na tela de bloqueio, escolha exibir apenas “Quando Desbloqueado” ou “Nunca”.

Android

O sistema do Google pode apresentar pequenas variações para limitar alertas na tela de bloqueio. Isso porque cada fabricante de celular pode usar uma interface própria.

Confira o passo a passo para um modelo da Samsung:

Em “Configurações”, selecione “Tela de bloqueio”;
No item “Notificações”, toque no canto esquerdo da opção;
Ative a opção “Ocultar conteúdo”.

No caso da Motorola, o procedimento deve exigir as seguintes etapas:

Em “Configurar”, toque em “Segurança e localização”;
Escolha a opção “Preferências da tela de bloqueio”;
Em seguida, selecione “Na tela de bloqueio”;
Mude para “Ocultar conteúdo confidencial” ou “Não mostrar notificações”.

Os celulares Android de outras fabricantes podem exigir outros passos, mas, em geral, o recurso está disponível na área de configurações.

Configuração para cada aplicativo

No iOS, ao acessar os “Ajustes” e selecionar “Notificações”, também é possível definir quais aplicativos podem exibir notificações na tela de bloqueio. A opção permite esconder alertas de WhatsApp e apps de banco, por exemplo.

O Android também oferece o recurso, mas o local em que ele pode ser acessado varia de acordo com a fabricante. Em alguns modelos, é possível encontrá-lo ao acessar “Configurações” e abrir a página de “Notificações”.

Por G1

Digiqole ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *