5 medidas para evitar o ressecamento da pele

 5 medidas para evitar o ressecamento da pele

Caprichar nos cremes hidratantes não é o único recurso para deixar a pele bem nutrida

Há quem ame o inverno e os hábitos que vêm com ele: tomar chocolate quente, dormir com várias cobertas, saborear aquela sopa…, mas com a estação mais fria do ano também surge a tendência ao ressecamento da pele.

E não é apenas a temperatura que promove esta reação na pele. Nossos costumes contribuem para que o corpo diminua a hidratação de sua superfície nesta época. Porém, você pode mudar esses hábitos para garantir mais hidratação.

Veja abaixo cinco medidas para evitar que sua pele fique ressecada!

1 – Mantenha o consumo de líquidos

Nos dias mais quentes é normal sentirmos mais sede. Já com a chegada da temporada de outono/inverno o consumo de líquidos pode diminuir, mas não é porque o suor e o calor são menores nesta época que o costume deve se perder.

A água é responsável por manter nossos órgãos funcionando corretamente. E, claro, beber uma boa quantidade diariamente hidrata o corpo de dentro para fora. Isso significa que a pele também sente a diferença de quando você adquire o hábito de ingerir aproximadamente dois litros de água por dia.

Uma dica para manter a ingestão de água nos dias frios é investir em chás naturais para esquentar o corpo.

2 – Seja breve no banho

Ficar um tempão no chuveiro quentinho parece tentador, mas, além de ser ruim para o meio ambiente, prejudica a hidratação de sua pele. Isto porque os banhos longos e, principalmente, com água quente demais tendem a tirar a camada protetora da derme, composta de água e lipídios.

Sem essa camada, é mais fácil que a pele perca sua hidratação e ganhe um aspecto repuxado e, às vezes, avermelhado. Por isso, banho só pelo tempo necessário, combinado?

3 – Escolha um sabonete adequado

Se água quente pode desestruturar o manto hidrolipídico, camada responsável pela proteção e hidratação da pele, o sabonete pode dar uma mãozinha para que sua pele não seja prejudicada.

Sim, os sabonetes são feitos para limpar a sujeira e a oleosidade do nosso corpo. Mas eles não devem remover também a proteção da superfície e causar ressecamento, uma vez que banhos com água quente já comprometem bastante essa camada.

Para sair do banho sentindo a pele nutrida e macia, uma boa dica é investir em sabonetes com ingredientes naturais, como óleo de linhaça.

A nova fórmula dos sabonetes Protex contém óleo de linhaça que fortalece as defesas naturais da pele de dentro para fora para uma pele saudável e protegida. Protex é dermatologicamente testado e elimina 99,9% das bactérias* naturalmente.

4 – Livre-se da esponja

Como visto acima, banhos breves e o tipo adequado de sabonete são fundamentais para evitar o ressecamento da pele, mas eles não são os únicos pontos de atenção. Você é do time que não dispensa uma esponja de banho? Então, saiba que esfregar esponjas no corpo promove uma remoção ainda mais intensa do manto hidrolipídico.

Para que a hora do banho não prejudique a hidratação da pele, o ideal é usar água morna e demorar o mínimo necessário, além de evitar o uso de buchas frequentemente, principalmente as mais ásperas.

5 – Hidrate a pele

Ao sair do banho, complete a rotina de cuidados com um creme ou óleo que reforce a hidratação da pele. Teste aromas e texturas diferentes e faça deste um momento íntimo entre você e seu corpo. Aproveite para colocar uma música e desfrutar do ritual.

Notícias relacionadas