Dificuldade em acordar cedo? Especialistas dão dicas para se sentir mais disposta pela manhã

 Dificuldade em acordar cedo? Especialistas dão dicas para se sentir mais disposta pela manhã

Acordar cedo nem sempre é uma tarefa fácil e, se isso é um problema para sua rotina, é possível adaptar certas coisas no dia a dia para se sentir mais disposta pela manhã. Saber como adormecer é o segredo para concluir com sucesso o ciclo do sono, conforme indicam os especialistas; veja a seguir algumas dicas:

Evite telas

O hábito de mexer no celular antes de dormir é um vilão. “A luz azul emitida pelos dispositivos afeta a capacidade do corpo de produzir o hormônio do sono, a melatonina, o que significa que é improvável que você durma bem. Livre-se dos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir”, alerta Sammy Margo, fisioterapeuta especialista em sono, em entrevista à “Woman & Home”.

O especialista indica trocar os eletrônicos por um livro, que dá ao corpo e a mente tempo para relaxar e se preparar para adormecer. Praticar yoga, meditação ou tomar um banho quente também são boas opções.

Alimentação adequada

É importante evitar refeições pesadas e bebidas alcoólicas antes de dormir. Alguns alimentos específicos podem melhorar a qualidade do sono, como banana e amêndoas. Além disso, comer com atenção também pode influenciar, tente mastigar com calma e sem pressa.

Invista no seu quarto

O ambiente também influencia na qualidade do sono. Mantenha um espaço calmo, silencioso, limpo e arrumado para te ajudar a adormecer e acordar revigorado.

Sammy destaca que a temperatura ideal do quarto durante a noite é entre 16 ° C e 18 ° C. “Se seu estiver muito quente ou frio, seu corpo não libera a melatonina necessária para dormir. Também precisa estar limpo e não úmido, aposte em desumidificador de ar e abra as janelas do quarto durante o dia para arejar o local”.

Para uma noite de sono confortável, é imprescindível um bom colchão e travesseiro. Após oito anos de uso e desgaste, a qualidade do colchão se deteriora em cerca de 75% e precisa ser substituído para fornecer o suporte necessário para o corpo. O manter limpo também é importante para evitar o acúmulo de ácaros, sujeira ou mofo.

Tenha tempo de acordar

Se você se sente cansado e tonto quando o despertador toca, provavelmente é porque teve seu ciclo de sono interrompido. “A inércia do sono ocorre quando você acorda repentinamente durante o sono profundo. Embora seja ativado imediatamente ao acordar, nosso córtex pré-frontal (PFC), que supervisiona a tomada de decisões e o autocontrole, leva um tempo para entrar em ação, cerca de 30 minutos para alcançar todo o nosso corpo”, explica Lisa Artis do The Sleep Council ao “Woman & Home”.

Desative a opção “soneca”

Quando o despertador tocar, não pressione o botão de “soneca”, porque isso não te proporcionará um sono extra de qualidade, afinal, o ciclo foi interrompido e isso pode te deixar mais tonto e menos alerta.

Lisa explica que não é possível ter sono profundo entre as sonecas. O recomendado é definir o alarme para o horário exato em que precisa acordar ou colocá-lo do outro lado do quarto, te obrigando a levantar para desligá-lo e, quando isso acontecer, ao longo do caminho não sentirá necessidade de voltar para a cama.

Saia da cama

Nada de ficar enrolando na cama. Ao acordar, levante-se e saia para evitar a tentação de voltar a dormir ou ficar indisposto. Vale dar uma caminhada para despertar, tomar um café da manhã perto de uma janela para ver a luz do dia ou praticar yoga leve em um ambiente aberto. Os especialistas reforçam a importância de ver a luz do dia ao acordar, pois ajuda a acertar o relógio biológico.

“Isso é fundamental para aprender a acordar cedo. Diz ao seu corpo que você precisa dormir novamente em 16-18 horas, pois ele redefine o seu ritmo circadiano. Sair ao ar livre para fazer algum exercício é ideal, mas mesmo se sentar perto de uma janela ou tomar café da manhã no jardim é melhor do que ficar deitado”, finaliza Sammy Margo.

 

(Por Istoé – Saúde)

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