Dormir com o cabelo molhado pode trazer graves consequências à saúde

 Dormir com o cabelo molhado pode trazer graves consequências à saúde

SSUCv3H4sIAAAAAAAEAJ2Ry27DIBBF95X6DxZrW4qNH0l/JepiDNRGwRABbmVF/veCMdWsu2POZR535vX+VhRkBCcZ+SheMQqxVGp13oKXRgd8KU9uhebCYiK49MZKUBiO4NmsYREB6lWpiPdDJM6DX51wsdmJGHgxhRoJ/pVIE91TXGThEENGkAgpEXPreLCM9vLfmenxmd3AJDTbjoGRESuUgGTknr6Sx48XdsHWYOXSIFffhoGKHyiq9LSSST2hNOPnY8s5jZlVe7vhyYky5gmjiiv+CjVF5jM4F77zzFEjFm5qFtRHG38YOKsSHi4Rw5o2TUeboe6HpuvopaUkX8+wh+TYYjroLINkN8RlnIDQ4Tr0vBNVO/Zt1fK2q641HStoeNsDvdGeN2Hx+y9FBQ/HhwIAAA==

Com a correria do dia a dia, é comum lavar o cabelo antes de dormir, mas quando isso acontece, é muito importante que os fios estejam completamente secos para poder se deitar. A umidade capilar merece atenção especial para evitar consequências à saúde, de acordo com os especialistas.

Dormir de cabelo molhado é um ambiente propício para que fungos e bactérias se proliferam. Segundo o especialista em medicina familiar Matthew Goldman, em entrevista ao “Health Essentials”, os fios nesse estado podem entrar em contato com algum microrganismo e aumentar as chances de uma infecção no couro cabeludo.

“Se acontecer de você trazer fungos e/ou bactérias para sua casa e depositá-los em seus artigos de dormir, há chance de que eles sobrevivam e prosperem. O calor recorrente da cabeça no travesseiro ou do corpo no colchão e lençóis, especialmente se sua cabeça estiver molhada — seja por tomar banho antes de dormir ou por suar durante a noite — pode levar à proliferação desses microrganismos”, adverte Goldman.

De acordo com ele, a prática pode causar danos à saúde e as possíveis consequências são:

– Aspergilose: causada por um mofo comumente encontrado em travesseiros, que pode se alastrar com a umidade do cabelo molhado. A maior via de infecção é através da inalação, por isso, se agrava em pessoas com problemas respiratórios ou sistema imunológico fraco, pois pode ficar alojado nos pulmões e se agravar para o cérebro, coração ou rins.

– Foliculite por Malassezia: é uma condição semelhante à acne e com coceira, causada pela infecção de fungos no folículo piloso e agravada pelo suor. Normalmente, pode desencadear caspa ou dermatite no couro cabeludo.

– Micose no couro cabeludo: infecção fúngica altamente contagiosa e que resulta em coceira, caspa e intensa queda de cabelo, formando erupção cutânea em formatos circulares.

Embora o cabelo não seja o principal “vilão”, pois é preciso ter sido exposta a um desses microrganismos, dormir com os fios molhados ajuda a criar um ambiente hospitaleiro, por isso, sempre priorize a secagem completa dos fios antes de se deitar.

Digiqole ad

Claryssa Amorim - Mais Que Fato

http://www.maisquefato.com.br

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.