O Concurso Gastronômico Nacional Abrachefs Brasil 2024 reuniu os melhores chefs do país (exceto do Rio Grande do Sul) para competir em uma emocionante disputa culinária. Entre os representantes estaduais, o Chef Marcus Alves, de Mato Grosso, brilhou no evento.
O concurso, organizado pela Associação Brasileira de Chefs (Abrachefs), ocorreu de 31 de maio a 02 de junho na capital do Amapá, Macapá. Os chefs foram avaliados por um corpo de jurados conceituados, composto por três chefs franceses, um peruano e um brasileiro, todos com carreiras internacionais.
Marcus Alves, eleito por mais de 10 mil votos como o melhor chef de Cuiabá, trouxe sua paixão pela culinária de Mato Grosso para a competição. Sua trajetória de sucesso, marcada por inovações e dedicação, cativou os jurados e o público presente.
Enquanto o prato surpresa foi revelado apenas na hora da competição, Marcus Alves demonstrou sua habilidade e criatividade ao elaborar uma criação única que representou a riqueza gastronômica do estado.
O chef, que percorreu um caminho de sucesso desde sua cidade natal, Guiratinga, até a consagração em Cuiabá, provou mais uma vez que a culinária é uma arte que transcende fronteiras e conecta pessoas através dos sabores.
Parabéns ao Chef Marcus Alves por representar Mato Grosso com maestria no Abrachefs Brasil 2024.
Abrachefs 2024
Com 26 chefes de todo o país na disputa, o concurso gastronômico escolheu, por meio de sorteio, os pratos que cada profissional deveria apresentar. Para testar as habilidades dos competidores, as receitas tinham que ser preparadas em até 50 minutos.
Para garantir a total lisura da competição, os chefes de cozinha foram avaliados por um corpo de jurados conceituados, composto por três chefs internacionais franceses e um peruano.
A etapa nacional do Abrachefs 2024 foi vencida pelo chefe Gustavo Satil, de 30 anos, do estado de Goiás, que preparou uma receita com base no filé de filhote.
“Fiz um mosaico de filhote semicru, selado com molho francês de gordura, azeite e limão e um tuile, que é um crocante de fubá. Quando fui sorteado para fazer um prato com o filhote, já estava com uma ideia sobre o que iria fazer e deu certo”, disse o vencedor do Abrachefs 2024.
O segundo lugar da competição de gastronomia ficou com André Boratto, de 48 anos, do estado de São Paulo. Já o terceiro foi para Roraima, representado pelo chefe Jorge Cardoso, de 37 anos.