Após troca do VLT por BRT, Mendes quer revitalizar Ilha da Banana em Cuiabá

 Após troca do VLT por BRT, Mendes quer revitalizar Ilha da Banana em Cuiabá

(Foto: Rafaella Zanol/Arquivo Secom-MT)

O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou, na manhã desta quarta-feira (30), que o Governo já está estudando a elaboração de projeto para revitalizar a Ilha da Banana, importante ponto turístico no Centro Histórico de Cuiabá.

Segundo o governador, a nova destinação para o local faz parte do pacote de projetos que serão reavaliados, após substituição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o novo modal Bus Rapid Transit (BRT), entre Cuiabá e Várzea Grande.

“Não vamos deixar o local como está. Por isso, determinei que nossas equipes iniciem os estudos do que é necessário para revitalizar aquele local tão importante para a população cuiabana, bem no centro histórico da Capital”, comentou Mendes.

O novo projeto para a região será apresentado depois da conclusão das análises financeiras e de impacto urbano que serão realizadas pelas equipes técnicas do Governo do Estado.

Serão demolidas 11 ruínas de 15 imóveis localizadas na região entre a Avenida Coronel Escolástico e o Morro da Luz. Algumas já tiveram início em abril de 2017 para execução das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), porém foram paralisadas.

Troca do Modal

A decisão em pedir a substituição do modal levou em conta estudos técnicos elaborados pelo Governo de Mato Grosso e pelo Grupo Técnico criado na Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana.

Os estudos apontaram que a continuidade das obras do VLT era “insustentável”, demoraria até seis anos para conclusão, custosa aos cofres públicos, com pouca vantagem à população e ainda contaria com uma tarifa muito alta.

Digiqole ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *