Assembleia aprova projeto do Governo que permite concessão de ferrovia em MT

 Assembleia aprova projeto do Governo que permite concessão de ferrovia em MT

(Foto: reprodução/assessoria)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em sessão plenária nesta terça-feira (27), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 16/2020, que trata da concessão da Ferrovia Norte-Sul, que vai de Cuiabá a Lucas do Rio Verde (a 360 km de Cuiabá).

A PEC foi aprovada com 21 votos favoráveis já em segunda votação. Agora, ela segue para a redação final e, posteriormente, para sanção do governador Mauro Mendes (DEM).

A PEC, de autoria do presidente da Casa, Eduardo Botelho (DEM), altera o artigo 131 da Constituição do Estado de Mato Grosso, autorizando o Governo do Estado construir e explorar a malha ferroviária.

“Várias matérias foram apreciadas, como a reestruturação da Polícia Judiciária Civil, a PEC da concessão da ferrovia, que é muito importante para nós. Com essa PEC, estamos dando poder para o Governo do Estado fazer a concessão [ferrovia] e com isso já temos contato com a Rumo, que é a concessionária que controla a ferrovia até Rondonópolis”, explicou Botelho.

Ainda segundo o presidente, já foram feitos estudos pela empresa e pelo Estado e concluíram que é viável essa ferrovia vir a Cuiabá e chegar até Lucas do Rio Verde, podendo ter terminais de carga nas duas cidades.

Digiqole ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *