Confira a importância de fortalecer o core e ter um abdômen definido

 Confira a importância de fortalecer o core e ter um abdômen definido

Abdômen com tônus muscular aparente é o sonho de consumo de muitos homens e mulheres. Os tão desejados “gominhos” são apenas um detalhe, o que realmente importa e é essencial para todos é fortalecer o core para evitar problemas nas costas, desalinhamento da postura e proteger a coluna. O core é um conjunto de 29 músculos que são responsáveis por estabilizar e sustentar o tronco e proteger os órgãos internos. Essa região enfraquecida gera uma sobrecarga na coluna vertebral, ocasionando dor, desconforto e até lesões.

Os principais músculos do abdômen são: o reto abdominal, oblíquos internos e externos e transversos. “O responsável pelo destaque da barriga marcada é o reto abdominal (não influencia na estabilização da região), ao realizar uma flexão de tronco, é ele que usamos para tirar os ombros do solo quando estamos deitados. A estabilização e os movimentos como rotação, são de responsabilidade dos oblíquos e transversos, sem esquecer dos multífidus, que não são abdominais, mas são os principais estabilizadores da coluna”, comenta Carla Banietti, educadora física e consultora fitness da MetaLife, fabricante de equipamentos de Pilates.

Foto: Adobe Stock

Fortalecer o core melhora a postura, o equilíbrio, o movimento preciso, e previne hérnias discais, hérnias umbilicais, diástase (separação da parede abdominal), ptose visceral (relaxamento da sustentação das vísceras), entre outras doenças. Para pessoas que já têm alguma degeneração na coluna vertebral é obrigatório trabalhar muito esses músculos, para tentar reverter e até solucionar alguns casos.

Notícias relacionadas