Cuiabá estima número menor de visitantes nos cemitérios no Dia dos Finados

 Cuiabá estima número menor de visitantes nos cemitérios no Dia dos Finados

Foto: Luiz Alves

Cuiabá poderá ter um número menor de visitantes em cemitérios este ano, no dia de finados que ocorre na próxima terça-feira (02). De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, o número de visitantes nos cemitérios municipais pode ficar abaixo das 60 mil pessoas. A estimativa inferior à média de 85 mil frequentadores em anos normais se dá por conta da pandemia da Covid-19, que ainda mantém a necessidade de adoção de medidas de biossegurança nos locais onde são prestadas as homenagens aos entes queridos.

Nos cemitérios do São Gonçalo, Pascoal Ramos, Despraiado, Sucuri, Bandeira, Coxipó do Ouro, Nossa Senhora da Guia e Aguaçu, que são administrados diretamente pelo Município, os portões serão abertos às 6h e o fechamento ocorre às 17h. Durante esse período, os servidores farão a distribuição de álcool 70%, água mineral e esclarecimento das dúvidas referentes aos serviços funerários.

Em relação às celebrações religiosas, a orientação da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) é que, exceto nos casos dos cemitérios que possuem amplo espaço voltado para este fim, elas sejam realizadas diretamente nas paróquias das comunidades. A determinação tem o objetivo assegura o cumprimento dos protocolos de distanciamento e evitar aglomerações.

“Durante toda esta semana estamos realizando uma grande operação de limpeza e manutenção nos cemitérios. O Dia dos Finados é uma data especial, em que amigos e familiares se reúnem para prestar as devidas homenagens às pessoas falecidas. Queremos que isso ocorra da melhor forma possível, sem qualquer contratempo que prejudique esse momento”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

OUTROS CEMITÉRIOS

Cuiabá possui ainda outros três cemitérios púbicos, que são administrados por meio da Empresa Cuiabana Administradora de Cemitérios, sendo eles: Nossa Senhora da Piedade, Porto e Coxipó da Ponte. Neles, os portões serão abertos às 6h30 e fecham às 18h e as missas acontecerão nas capelas mais próximas dos cemitérios, com horários e locais definidos pelas Paróquias.

Seguindo as orientações sanitárias e mantendo as normas de prevenção ao contágio da Covid-19, não haverá café da manhã ou distribuição de flores. A orientação é de que as homenagens sejam o mais breve possível, diminuindo o tempo de permanência no cemitério e evitando maior exposição ao risco de contaminação. O uso de máscara também é obrigatório, cobrindo  boca e o nariz. (Com Prefeitura de Cuiabá)

Digiqole ad

Roger - Mais Que Fato

http://www.maisquefato.com.br

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.