A deputada estadual Janaina Riva (MDB) assumiu nesta segunda-feira (17) a presidência da Assembleia Legislativa durante licença do presidente Eduardo Botelho (União Brasil). Botelho tira licença por um período de 120 dias. Janaina continua sendo a primeira e única mulher a presidir o parlamento estadual.
"Vamos provocar os grandes debates na Casa, de relevância no momento. Uma delas a questão da segurança escolar que é algo que tem trazido grande impacto nos municípios. Vou dar continuidade ao trabalho do presidente Botelho. Apesar de ter tirado 120 dias, ele não deve ficar mais de 45 dias de licença, infelizmente [risos]", disse.
Janaina ponderou que nessa semana a Assembleia deve votar tanto as contas do Governo do Estado como a do Tribunal de Contas do Estado. "É emocionante assumir uma casa como a Assembleia. Temos 24 deputados estaduais, cada um diferente do outro e todos são lideranças. Vamos dar continuidade ao trabalho do Botelho. Temos que reconhecer, ele foi reeleito pela quarta vez. Ele consegue e tem habilidade de conciliar os interesses de toda a Casa. Ele sabe atender os deputados estaduais".
A parlamentar considera o momento como uma oportunidade que tem de trazer para dentro da Casa os debates,como o da segurança nas escolas. Também como forma de crescer na política. "Gostaria de crescer politicamente. Não quero continuar mais deputada. Desejo ser governadora, tenho esse sonho".
Única mulher eleita há três legislaturas ao parlamento estadual e a mais bem votada dentre os eleitos deputados estaduais nas últimas eleições, Janaina entrou para história de Mato Grosso em 2019 ao assumir a presidência da Casa de Leis pela primeira vez por 50 dias e por aproximadamente mais sete vezes ao longo dos últimos quatro anos por curtos períodos.
Segundo a parlamentar os períodos à frente da presidência são um marco para todas as mulheres do nosso estado no que diz respeito à capacidade feminina e, para ela, um aprendizado que tem mudado e amadurecido sua visão acerca da necessidade e importância dos Poderes terem bons líderes à frente deles.