IPDU apresenta projeto de requalificação do São Gonçalo Beira Rio ao secretário de Obras Públicas

 IPDU apresenta projeto de requalificação do São Gonçalo Beira Rio ao secretário de Obras Públicas

A proposta abrange a execução de uma série de intervenções em uma área de aproximadamente 7 mil metros quadrados

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, conheceu nesta sexta-feira (05) o projeto básico para requalificação urbana da comunidade São Gonçalo Beira Rio. A proposta foi elaborada pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU) e abrange a execução de uma série de intervenções em uma área de aproximadamente 7 mil metros quadrados da localidade, que está situada à margem esquerda do Rio Cuiabá.

De acordo com a apresentação feita pelo superintendente do IPDU, Márcio Puga, e pelo arquiteto do órgão municipal Ademar Poppi, a atuação na região pode ser dividida em duas etapas. A primeira engloba ações de melhorias em todo calçamento da orla, colocação de coberturas moduladas para a extensão das peixarias, criação de novas vias, para facilitar o fluxo de veículos, e novas vagas de estacionamento.

Para a segunda etapa está prevista a construção de um mirante, que pode ir de 16 a 20 metros de altura, e de um píer flutuante às margens do Rio Cuiabá. Além disso, também está no plano de valorização da comunidade a implantação de uma embarcação, que será utilizada como um equipamento de fortalecimento do turismo fluvial da região do Vale do Rio Cuiabá, passando por regiões tradicionais.

“Estamos dando o primeiro passo para cumprir mais uma missão dada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que é a de promover melhorias nessa comunidade, valorizando o turismo, a cultura e a história da nossa cidade. Segundo o IPDU, a obra está estimada em R$ 12,5 milhões. Então, agora vamos em busca dos recursos necessários, para que, assim que disponíveis, possamos executar o projeto”, explica Stopa.

HISTÓRIA 

A origem e o povoamento da comunidade de São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, é datada a partir do século 18, quando as primeiras expedições de bandeirantes paulistas chegaram em Mato Grosso. A comunidade foi um dos primeiros povoados de Cuiabá e, atualmente, conta com aproximadamente 300 moradores, distribuídos em setenta famílias e com algum grau de parentesco.

No final da década de 1960, a comunidade foi incorporada à área urbana de Cuiabá, quando os técnicos da Prefeitura promoveram a alteração de sua denominação de São Gonçalo Velho para o bairro São Gonçalo Beira Rio. Neste período, diversas chácaras em torno de São Gonçalo foram loteadas, dando origem a novos bairros.

Em dezembro de 1992, o tombamento municipal declarou o bairro de São Gonçalo área prioritária para o estímulo à produção e à comercialização da cerâmica artesanal, como uma das mais antigas e tradicionais manifestações culturais do município de Cuiabá, e a festa de São Gonçalo como manifestação popular de interesse para o patrimônio cultural do município de Cuiabá. (Informações da Associação Cultural Flor Ribeirinha)

Digiqole ad

Roger - Mais Que Fato

http://www.maisquefato.com.br

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *