Janaina apoia retorno presencial às aulas, desde que professores sejam vacinados

 Janaina apoia retorno presencial às aulas, desde que professores sejam vacinados

(Foto: JLSiqueira/ALMT)

A deputada Janaina Riva (MDB) deu sua opinião quanto ao retorno das aulas presenciais nas escolas e disse que é a favor de que as crianças voltem às de aula, desde que os professores sejam vacinados antecipadamente, como parte do grupo prioritário.

Para Janaina, as crianças estão perdendo o hábito da convivência escolar e a “essência” de ir à escola é importante.

A deputada comentou que participou nessa quinta-feira (14) de uma reunião no Governo de Mato Grosso com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que tratou do retorno às aulas, porém nada ficou definido.

Janaina defende o retorno das crianças às salas de aula em 100%, desde que a preparação passe por três etapas: 1º vacinação dos professores; 2º retomar apenas as escolas que tiverem preparadas para o retorno com segurança; e 3º retomada das escolas que não conseguiram se preparar antes, pois o Estado, agora, tem tempo para preparar essas unidades a receber as crianças, segundo ela.

“Pra gente começar a discutir o retorno às aulas, a nossa prioridade deve ser a vacinação dos professores. Eu fiquei muito impactada quando eu vi os grupos prioritários de vacinação do Governo Federal não tem professores. Como a gente vai discutir a volta às salas de aula, principalmente para as crianças no ensino público, onde existe sem dúvida aglomeração, na verdade toda escola tem aglomeração, criança sassarica para lá e para cá, como é que a gente vai discutir isso, sem os professores estarem no grupo prioritário de vacinação?”, questionou.

Para ela, é muito importante que a criança tenha sempre a essência de ir à escola, ter a convivência com os colegas e, o mais importante, ter a educação de perto com os professores em sala.

A parlamentar deu o exemplo dos dois filhos que estão em idade escolar. Ao conversar com eles sobre o retorno às aulas, disseram que preferem ficar em casa.

“Tenho dois filhos em idade escolar e eles não querem mais voltar para a escola. Eles estão perdendo o hábito da convivência escolar, de ter aquele prazer de ir pra aula, estão perdendo, inclusive o discernimento do quão é importante a educação é para o crescimento e desenvolvimento deles próprios”, comentou.

Janaina chegou a criticar as prioridades na discussão dos governos em colocar a educação em “segundo plano”. Para ela, não se deve pontuar sobre aglomeração nas escolas, se durante a campanha houve comícios com aglomeração, festas de fim de ano, rios lotados, etc.

A ideia da deputada é focar na vacinação dos professores e somente depois pensar no planejamento de como retornar às salas de aula.

“Até quando vamos continuar tratando a educação como segundo plano ou como não sendo uma obrigação? Agora, o nosso foco é colocar as crianças dentro da sala de aula. Na minha opinião, o primeiro passo é a vacinação dos professores e depois começar a discutir como serão as aulas, se será híbrido, se vai ser 100% presencial ou revezamento. Está na hora de corrermos atrás desse prejuízo, colocarmos as nossas crianças dentro da sala de aula e retornarmos o ensino de qualidade para todas elas”, finalizou.

A deputada gravou um vídeo para falar sobre o assunto no Instagram no seu canal “Fala Jana”, nessa quinta-feira. Veja:

Digiqole ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *