Justiça Eleitoral manda empresário retirar pesquisa ‘falsa’ do whatsapp que coloca Frical em 1º lugar

(Foto: reprodução)
O juiz eleitoral da 49ª Zona Eleitoral de Várzea Grande, Eduardo Camon de Almeida Cézar, concedeu pedido de liminar à coligação “Amor por Várzea Grande”, contra o empresário Adão Hildebrando Araújo, por divulgação de pesquisa eleitoral em grupos do WhatsApp.
Segundo a ação, a pesquisa veiculada pelo empresário induz o eleitor ao erro, já que não é regular e não foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT).
Na publicação da pesquisa de intenções de votos de candidatos à Prefeitura de Várzea Grande, aparece Flávio Frical (PSB) em primeiro lugar, com 34%; Kalil Baracat (MDB) em segundo, com 21%; e Emanuelzinho (PTB) em terceiro, com 4%. Indecisos são 16%, os que não votam são 25%. Ainda segundo a mensagem divulgada no aplicativo, a pesquisa foi feita em 25 bairros da cidade.
Na decisão, o magistrado citou que, de todas as pesquisas registradas na Justiça Eleitoral, em nenhuma aparece o empresário Frical em 1º lugar e considerou a pesquisa divulgada no Whatsapp “falsa”.
O juiz determinou ainda a retirada da pesquisa em qualquer meio de comunicação, inclusive no Whatsapp, no prazo de até 48 horas. Em caso de descumprimento, será aplicada uma multa de R$ 2 mil por dia.
“Sendo assim, tendo a petição inicial sido instruída como prova suficiente para, numa análise perfunctórua, anunciar a plausibilidade das alegações de possível prejuízo e a necessidade da urgência, DEFIRO A LIMINAR e, via de consequência, determino que o Representado SUSPENDA a divulgação da pesquisa em qualquer meio de comunicação, em especial pelo aplicativo “Whatsapp”, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito horas) horas, com a aplicação de multa diária de R$2.000,00 (dois mil reais) por dia de descumprimento, comprovando-se nos autos o cumprimento desta determinação, nos termos do artigo 38, §4º da Resolução TSE n.º 23.610/2019”, decidiu o magistrado.
O site Única News entrou em contato com o empresário Adão Hildebrando, mas até o momento não conseguimos retorno. O canal segue aberto.
