Kalil abre Campanha Outubro Rosa com alerta para as mulheres participarem da programação

 Kalil abre Campanha Outubro Rosa com alerta para as mulheres participarem da programação

Com exames disponibilizados às servidoras da saúde, no prédio-sede da Saúde, Várzea Grande abriu oficialmente a programação do “Outubro Rosa” na cidade. O prefeito Kalil Baracat, acompanhado da Promotora de Justiça e primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat e o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, aproveitou a solenidade para alertar as mulheres várzea-grandenses a participarem da campanha durante todo mês. Destacou que as mulheres devem se cuidar o ano todo, não somente no mês de outubro. “Seja a mama, colo de útero ou qualquer outro tipo de câncer, tem que ter atenção redobrada para descobrir antecipadamente e assim ter uma chance maior de cura”, alertou ele.

“Iniciamos a Campanha com as servidoras da Saúde, porque sabemos que são elas quem cuidam da população na Rede de Serviços do SUS. Fiz questão de pedir ao secretário Gonçalo de Barros, a disponibilização dos exames, primeiro para elas, uma vez que, já há dois anos estão no trabalho árduo no enfrentamento à pandemia, na linha de frente cuidando da população.  Agora é a vez de se cuidarem. Também já determinei que se comece a vacinar com a terceira dose da vacina contra a Covid-19, os trabalhadores da Saúde. Temos que pensar que são estes trabalhadores, que cuidam da nossa população e nada mais que justo, também cuidar da saúde deles”, alertou o prefeito, dizendo que a ação se estenderá a todas mulheres moradoras de Várzea Grande.

A secretária Adjunta de Saúde, Maria das Graças Metelo, orientou à população feminina que procure as unidades básicas de saúde em busca de orientação e também para realizar exames durante todo o mês de outubro, onde a Prefeitura coloca à disposição da ação todas as unidades básicas de saúde.

“O mês é dedicado às atividades de conscientização e realização de coletas de preventivos (Papanicolau) e exames clínicos de mama. Todas as unidades básicas de saúde, incluindo as que atendem com horário estendido, contarão com atividades para conseguir aumentar a adesão do público feminino, buscando reduzir os casos dos dois tipos de câncer que mais acometem as mulheres: mama e colo de útero. Lembrando que o câncer de mama é o segundo que mais mata nossas mulheres. Mesmo com todo nosso esforço muitas não entendem que o quanto antes houver o diagnóstico e o tratamento terão chance de cura. Fica o recado para nossas mulheres, para que procurem nossas unidades no mês de outubro, porque o serviço está cada vez mais próximo, no seu bairro”, declarou.

O secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, disse que há uma determinação do prefeito Kalil Baracat, e  faz parte do seu Plano de Governo redobrar ações e serviços em favor da mulher e da criança.

“Demos o primeiro passo que foi implantar o Hospital Maternidade, em um lugar próprio e seguro para os cuidados das mães e das crianças. Agora já estamos planejando formar uma rede de Atenção à Mulher na implantação descentralizada de 6 Clínicas da Mulher, onde elas possam ter a atenção integral a sua saúde preventiva e curativa e também será interligada ao hospital materno, para a segurança do pré-natal. Vamos seguir os planejamentos da Gestão Kalil Baracat e aumentar a rede de cuidados para as mulheres várzea-grandenses”, pontuou Gonçalo de Barros,  na solenidade de abertura do “Outubro Rosa”.

“O empoderamento feminino faz com que nos esqueçamos de coisas simples, de nos cuidar, de fazer o autoexame”, alegou Maria das Graças. Ela aproveitou e fez dois apelos à população feminina de Várzea Grande, para que procure as unidades para realizar os exames preventivos e de mama e também para aquelas que estão grávidas ou que pretendem gerar um bebê, para que amamentam. “Não abram mão de amamentar, pois isso reduz a possibilidade de câncer de mama e útero, além de aumentar o vínculo com filho, e o leite age como uma vacina natural que a criança vai receber, aumentando a imunidade”, ressaltou

Serão ofertados diversos serviços de saúde como mamografia e testes rápidos e gratuitos para diversas doenças. A partir desta terça-feira (05), até o dia 29 de outubro, diversos serviços de diagnóstico precoce do câncer de mama estarão disponíveis para a população feminina de Várzea Grande em homenagem ao “Outubro Rosa”.

“Hoje no prédio-sede da Saúde , servidoras e visitantes realizaram os exames disponíveis como:  exames de CCO, exames clínicos de mama, solicitação de mamografias, realizações de testes rápidos de IST- Infecção Sexualmente Transmissíveis -, exames médicos, além de uma vasta programação que engloba palestras educativas e orientativas e  ações de Educação em Saúde. Ao longo do mês, também haverá atividades voltadas para a saúde da mulher em todas as Unidades Básicas de Saúde. Ao todo, serão ofertados 2.600 exames de mamografia para mulheres entre 50 e 69,  e a disponibilização dos demais exames, de acordo com a demanda. Exames não vão faltar, é uma oportunidade ímpar para as mulheres se cuidarem. Tirem um tempo para você”, alertou Maria da Graças. (Com Prefeitura de Várzea Grande)

Digiqole ad

Roger - Mais Que Fato

http://www.maisquefato.com.br

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.