MT Hemocentro promove campanhas de doação de sangue no mês de maio

 MT Hemocentro promove campanhas de doação de sangue no mês de maio

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, organizou seis campanhas de coleta interna de doação de sangue para o mês de maio. A proposta é reforçar o estoque de bolsas de transfusão por meio de “parcerias do bem”, que salvam vidas.

As parcerias ocorrem simultaneamente às doações agendadas de forma independente por doadores. Por medida de biossegurança, são atendidas cinco pessoas a cada meia hora, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

“Conclamamos a população em geral para agendar a doação e garantir que o banco de sangue público tenha condições de abastecer os hospitais e prontos-socorros do Estado, salvando vidas de quem precisa de transfusão de sangue em cirurgia de urgência ou continuar um tratamento de saúde”, reforça a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.

A programação prevê, de 1° a 30 de maio, a campanha anual da equipe “Os Últimos – Doadores Nota Mil”, com o sorteio de uma camiseta aos atletas corredores e doadores.

Entre quarta e quinta-feira (05 e 06.05), haverá campanha em parceria com os fiéis da Igreja Mundial; já na sexta-feira (07), a parceria será com a Igreja Adventista Central. De 11 a 14 de maio, as coletas internas ocorrerão em parceria com as equipes do Sistema de Cooperativa de Crédito Sicoob.

Entre os dias 12 e 19 de maio, haverá a campanha de doação pela organização “Mulheres em Combate à Violência”. Outra campanha de coleta de sangue ocorrerá nos dias 20 e 21 de maio, em parceria com o deputado estadual Faissal.

Estoque crítico

O MT Hemocentro está com o estoque em situação crítica. Embora haja a necessidade de todos os tipos sanguíneos, no momento, a carência maior é pelo tipo O Positivo (O+).

A doação de sangue no Brasil deve ser voluntária e gratuita e cada bolsa pode salvar até quatro vidas. O sangue coletado beneficia pessoas internadas em prontos socorros e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso.

Devido à pandemia pela Covid-19, o MT Hemocentro está agendando as coletas de sangue. “O agendamento é uma medida preventiva para evitar aglomeração e assegurar a saúde dos doadores e dos profissionais da unidade nesse período de pandemia”, explicou a diretora da unidade.

As doações podem ser agendadas por meio dos telefones (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) e Whatsapp (65) 98433-0624. Também é possível agendar pela internet, por meio deste link.

A sede do MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de junho, n° 1.055, Cuiabá, Centro Sul. O funcionamento regular da unidade ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Digiqole ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *