Operação Esquema Novo: PF cumpre mandados na Prefeitura de Rio Branco por esquema em obras públicas

 Operação Esquema Novo: PF cumpre mandados na Prefeitura de Rio Branco por esquema em obras públicas

(Foto: divulgação/PFMT)

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (15), a Operação “Esquema Novo”, com o objetivo de combater desvios de recursos públicos praticados na gestão da Prefeitura de Rio Branco (a 1.966 km de Cuiabá).

A investigação, que contou com a colaboração do Ministério Público Estadual (MPMT), aponta indícios de crimes de responsabilidade dos prefeitos por corrupção passiva e corrupção ativa.

Os policiais federais cumprem mandados judiciais na prefeitura do respectivo município, bem como em endereços de pessoas físicas e jurídicas ligadas aos fatos criminosos, em especial servidores públicos e particulares.

O inquérito policial apurou que mais da metade dos valores inicialmente contratados com a prefeitura para execução de obras no município eram repassados da empresa contratante para contas pessoais de servidores públicos municipais.

(Foto: divulgação/PFMT)

Para além da sangria causada aos cofres públicos, o esquema criminoso contava também com aditamentos contratuais objetivando aumentar o valor final da obra.

Na ação de hoje, a PF pretende ajuntar provas relacionadas aos crimes cometidos, além de apreender bens e valores obtidos com a prática delitiva objetivando, em especial, o ressarcimento ao erário.

(Com assessoria)

Digiqole ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *