Para tentar “driblar” o frio previsto para esta semana, Amar entrega cobertores à 250 famílias carentes em Cuiabá

 Para tentar “driblar” o frio previsto para esta semana, Amar entrega cobertores à 250 famílias carentes em Cuiabá

Além de ter que lidar com o desemprego, com a falta de alimento à mesa e outros problemas, muitos deles reflexos da pandemia, milhares de famílias mato-grossenses já se preparam para um novo desafio. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), uma nova massa de ar fria deve atingir o Estado e os termômetros podem marcar até 8ºC na capital mato-grossense, a partir de quarta-feira (28).

Para tentar driblar um pouquinho a sensação térmica, a Associação “Amigos Motivados pelo Amor e Respeito ao Próximo – AMAR/MT”, em parceria com o Governo do Estado e com o deputado estadual Max Russi, entregou cobertores às quase 250 famílias carentes que são assistidas pela instituição. A ação faz parte do projeto Aconchego, liderado pela primeira-dama, Virgínia Mendes, e coordenado pela Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setasc), através da Secretaria Adjunta de Cidadania.

As entregas aconteceram nos bairros Jardim União, Residencial Milton Figueiredo, Silvanópolis e Altos do Humaitá II. Em todos os lugares, são desenvolvidos projetos sociais que contam a participação direta da Amar. Além das ações fixas, também são atendidas dezenas de famílias em vários outros bairros de Cuiabá.

“No Silvanópolis, a irmã Antônia Xavier lidera o Sopão Solidário, que é distribuído toda quarta-feira, através de doações de parceiros e, às sextas-feiras, realizamos o encontro das crianças (mesmas famílias atendidas pelo sopão) com cachorro quente, suco, chá ou refrigerante, biscoitos, frutas, bolos, doces, musiquinhas e muito carinho. Já às terças-feiras participamos da distribuição da Jantinha Solidária, coordenada pela Elaine Penas, presidente da União de Famílias Negras e Periféricas. Quinzenalmente, aos sábados, também temos distribuição de sopão no residencial Milton Figueiredo, coordenado pelo presidente da Associação de Moradores, Laerte, onde também distribuímos lanches para as crianças. E, por fim, no primeiro sábado de cada mês, levamos a ação para o assentamento Altos do Humaitá II, na região do Parque Atalaia, com distribuição de lanches, doces, bolos, pipoca, etc”, explicou a presidente da Amar, Katiuscia Manteli.

Katiúscia explicou também que além de doar os alimentos para todas essas ações, são realizados ainda cortes de cabelos, palestras, brincadeiras com as crianças, guarda-roupa solidário, ajuda para cadastro de vacinação, orientações e muita conversa. “Às vezes, essas pessoas só querem um pouquinho de atenção. É imensurável a alegria de uma criança quando os voluntários da Amar jogam bola com eles, por exemplo. Ou quando apenas sentamos para conversar com algumas mães e elas conseguem contar um pouco sobre elas”.

Sobre as parcerias, a presidente destaca que o Governo do Estado tem sido imprescindível para realização das ações. “Eu sempre ratifico a gratidão, especialmente à primeira-dama, Virgínia Mendes, por confiar a nós, instituições, não apenas à Amar, mas à centenas de outras associações, ONG’s e projetos, sermos essa ponte entre o poder público e a sociedade, afinal estamos ali, acompanhamos as famílias, nos tornamos voz e esperança para elas”.

Katiúscia também destacou o importante papel do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), que “sempre manteve as portas abertas do seu gabinete e da Assembleia para a Amar e para outras instituições que buscam apoio para o social” e da Ouvidoria Geral da Defensoria Pública, que “tem estado presente através do Ouvidor Tuca Nogueira em quase 100% das ações, não só através das orientações jurídicas, mas também na busca de parceiros para os projetos”.

Amar

A Associação Amigos Motivados pelo Amor e Respeito ao Próximo foi criada por um grupo de amigos que, unidos, buscaram meios de ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade social. Além da arrecadação de alimentos, roupas e calçados, a associação desenvolve ainda os projetos “Bebê a Bordo”, que visa a distribuição de enxovais de bebês para as mamães/gestantes carentes, e o “Sorriso Presente”, que prevê arrecadação e distribuição de brinquedos no Dia das Crianças e Natal e ovos de chocolate na Páscoa.

A Associação é formada atualmente por cerca de 30 associados, que além de contribuírem com os projetos, dispõem de tempo e dedicação para estarem presentes na vida de quase 250 famílias cadastradas.

Quem quiser ajudar e contribuir pode entrar em contato pelo telefone (65) 99699-0040 ou através das redes sociais @amarmt.

Digiqole ad

Claryssa Amorim - Mais Que Fato

http://www.maisquefato.com.br

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.