Passe Livre Cultural garante acesso gratuito em eventos sócio-culturais para pessoas com deficiência na capital

 Passe Livre Cultural garante acesso gratuito em eventos sócio-culturais para pessoas com deficiência na capital

A Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência retomou a distribuição carteiras de Passe Livre Cultural, que garantem a gratuidade das pessoas com deficiência, o acesso à eventos culturais realizados na capital. Essa é uma ação intermediada com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O documento tem validade por dois anos e dá direito a acompanhante. Serão entregues 70 carteiras nesse primeiro momento. Welington Ramos, deficiente físico, 33 anos, já garantiu a dele. Ele conta que vai aproveitar e ir ao cinema para colocar os filmes em dia. “Isso é muito bom, além de não pagar nada ainda vou poder levar alguém comigo. O meu muito obrigado”, declarou.

Fica assegurado à pessoa com deficiência o direito de acesso gratuito em eventos sócio-culturais em locais públicos e privados. Esses eventos abrangem feiras, exposições, cinemas, futebol, entre outros. “Por meio de um esforço conjunto da Prefeitura com o Conselho, reativar esse importante instrumento de inclusão social. É mais um exemplo da gestão Emanuel Pinheiro, voltada para humanização dos serviços”, disse o secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens da Silva, Rubinho da Guia.

Tem direito ao Passe Livre Cultural toda pessoa com algum tipo de deficiência, seja ela física, auditiva, intelectual/mental, visual, múltipla, autismo ou síndrome.

O secretário executivo do Conselho, Wagner Andrade explica que para receber o documento, o interessado deve procurar a sede da Casa dos Conselhos no bairro Dom Aquino, para entrega da documentação exigida. “Se por ventura a pessoa não tiver como se dirigir a unidade, pode entrar em contato pelo telefone- 65- 3626-3543. Facilitamos de todas as formas para garantir o benefício ao maior número de pessoas incluídas nesses grupos”, explicou Wagner.

Wagner pontua que, após o cadastro com apresentação do laudo médico, é feita uma análise pelo conselho para veracidade das informações.

A Casa dos Conselhos fica na Avenida Dom Aquino, 184, Dom Aquino, Cuiabá.

Digiqole ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *