Polo de vacinação do Centro de Eventos do Pantanal abrirá neste domingo (16)

 Polo de vacinação do Centro de Eventos do Pantanal abrirá neste domingo (16)

Foto: Luiz Alves

O polo de vacinação contra a covid-19 que funciona no Centro de Eventos do Pantanal abrirá excepcionalmente neste domingo (16), das 8h às 17 horas, para vacinar pessoas de todos os grupos prioritários atendidos no momento com a primeira dose da vacina da Pfizer. É importante lembrar que os demais polos não funcionarão no domingo.

O motivo da abertura excepcional decorre do curto prazo para utilização do imunizante, que tem características muito mais sensíveis em relação aos demais, de outras fabricantes, como a baixíssima temperatura de armazenamento, por exemplo.

De acordo com a gerente de Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, Flávia Guimarães, a decisão foi tomada pela equipe técnica com o aval da secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix, pois é preciso utilizar as doses da Pfizer o mais rápido possível. A vacina vem para o Brasil na temperatura de 80 graus negativos. Ao chegar para a Secretaria de Estado de Saúde (SES), os frascos podem ficar armazenados em temperatura de 25 graus negativos por até 14 dias. Ao entregar as doses para o Município, a SES entrega o estoque de vacina na temperatura entre 2 a 8 graus positivos, que deve ser utilizado em até 5 dias.

Flávia orienta as pessoas que já se cadastraram no site vacina.cuiaba.mt.gov.br que consultem seus cadastros ainda neste sábado para saberem se poderão ir até o polo de vacinação no domingo. “Para aplicação da primeira dose, é imprescindível que a pessoa esteja com o QR code do agendamento, documento oficial com foto, comprovante de residência, número do cartão SUS e o laudo médico, no caso de quem pertence ao grupo de pessoas com comorbidade”, explica.

Digiqole ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *