Profissional da saúde alerta para atendimento da população às campanhas de vacinação

 Profissional da saúde alerta para atendimento da população às campanhas de vacinação

Frente à baixa procura da população nos postos de vacinação, o coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira, avalia que esta postura por parte da sociedade ficou mais acentuada a partir do ano passado. “A imunização é muito importante. É uma conquista e uma maneira de evitar os riscos que estas doenças trazem à saúde das pessoas”, destacou.

O coordenador lembrou da Poliomelite (paralisia infantil), que no passado deixou sequela em várias crianças, hoje faz parte do calendário nacional de vacinação. “Com a evolução das campanhas, muitas doenças foram erradicadas, daí a importância do atendimento da população às ações de imunização”. O alerta da baixa foi feito em celebração ao Dia Mundial da Imunização, que foi comemorado na quarta-feira (9).

Visando reforçar a imunização da população contra a Covid-19, também nesta quarta-feira foi anunciado o envio de doses extras para a capital. O pedido foi pleiteado pelo chefe do executivo municipal, Emanuel Pinheiro e contou com a articulação do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, Emanuelzinho, junto ao Governo Federal.

A solicitação de doses extras junto ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga foi a contrapartida do prefeito para a realização dos jogos da Copa América, que será realizada neste mês em Cuiabá. A capital de Mato Grosso é uma das cidades-sedes.

“Tenho buscado junto às lideranças federais insumos para que possamos, o mais rápido possível, atender a população com a imunização. E o resultado positivo chegou. Celebrar esta notícia na data em que se comemora o Dia Mundial da Imunização me deixa muito feliz e me faz acreditar que estamos no caminho certo”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

A imunização contra a Covid-19 começou em janeiro deste ano em Cuiabá. Ao todo, mais de 240 mil doses foram aplicadas em Cuiabá, sendo 177.118 mil com a primeira dose e 62.983 mil com segunda dose.

O público alvo da imunização contra a Covid-19 precisa se cadastrar no site vacina.cuiaba.mt.gov.br e preencher todos os campos obrigatórios. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual.  Quando ela for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail para a pessoa informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina. No dia da vacinação, a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá. A pessoa também deve estar com o cartão do SUS atualizado.

Cuiabá conta com seis pontos de vacinação: – Senai Porto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sesi Papa, Centro de Eventos do Pantanal, Sesc Balneário e Assembleia Legislativa.

Digiqole ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *