Projeto do Código de Defesa do Consumidor Acessível a Pessoas com Deficiência é lançado no Ganha Tempo do CPA

 Projeto do Código de Defesa do Consumidor Acessível a Pessoas com Deficiência é lançado no Ganha Tempo do CPA

Foi lançado nesta sexta-feira (8), na unidade Ganha Tempo do CPA I, a nova versão do Código de Defesa do Consumidor (CDC), de forma mais acessível para as Pessoas Com Deficiência (PCD). O material foi disponibilizado em libras, em áudio e livro digital. Esse lançamento faz parte da I Semana Inclusiva da Pessoa com Deficiência do Ganha Tempo do CPA I.

Essa nova ferramenta é fruto da parceria entre, o Ganha Tempo, o Procon Estadual e o Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso. A nova versão do CDC acessível pode ser acessada através de um QR code. O acordo prevê a distribuição de adesivos com o QR Code a estabelecimentos comerciais e congêneres do Estado. O dispositivo direciona para o Código de Defesa do Consumidor, acessível em libras, em áudio e em livro digital, que se encontra hospedado no site do PCD Legal, do Ministério Público do Trabalho. O Procon também disponibilizará o link de acesso ao CDC em seu site.

Para a coordenadora da unidade Núbia Patrícia Oliveira, essa é uma grande conquista pois todas as pessoas merecem atendimento adequado. “Durante essa semana surgiu uma proposta junto ao Procon, que soube da semana da inclusão que acontecia na unidade, e propôs para nós a fazer o lançamento do código de defesa do consumidor aqui na unidade. Para nós esta sendo algo muito importante, pois estamos na semana da pessoa com deficiência e nos vamos trabalhar e fortalecer ainda mais o nosso atendimento a quem precisa”.

Núbia ainda ressaltou que a unidade oferecerá cursos de libras para funcionários. “Nós já temos alguns atendentes interpretes de libras, e isso facilita muito. Agora estamos com parceria com a superintendência da pessoa com deficiência e do Ganha Tempo, para fazermos o curso de libras para todas as unidades e fortalecer o atendimento das pessoas com deficiência e com essa ferramenta do Procon, vai ajudar a essas pessoas a terem acesso a informações do que é direito do consumidor, vamos estar aqui para auxiliar de braços abertos e com carinho”, disse.

O presidente da Associação Espinha Bífida de Mato Grosso (AEBMT), Antônio Lemos Correa, ficou bastante entusiasmado com a nova ferramenta, explicou que a classe das pessoas com deficiência está sendo acolhida.

“A nossa parceria com o Ganha Tempo na semana com a pessoa com deficiência é de grande importância para as causas PCD. É um olhar a mais para nossa causa para as pessoas que estão ainda exclusas da sociedade e abrindo as portas dessa forma dessa maneira teremos mais visão para sociedade. Muitas pessoas lá fora infelizmente ainda discrimina certos tipos de pessoas pelo não conhecimento e dessa forma com essa parceria vamos mostrar para os PCDs que eles são bem valorizados, isso o motiva até os familiares”, destacou Antônio Lemos.

A secretária adjunta da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) e Secretaria Adjunta de Direitos Humanos (Sadh-MT), Salete Morocoski, destaca a importância da nova ferramenta. É uma alegria muito grande para o Governo do Estado de Mato Grosso, porque nos antigos governos essas pessoas estavam esquecidas, e desde que nós assumimos temos um olhar muito carinhoso por essa política para que se faça a inclusão dessas pessoas. Hoje para nós é uma alegria por saber que essas pessoas vão estar sendo incluídas e poder reconhecer que elas são sujeitos de direito. Eu tenho uma pessoa com deficiência dentro da minha casa, e poder saber que a minha filha vai poder usar esse serviço de saber dos direitos dela viver na sociedade é uma alegria.

A Superintendente das Unidades Ganha Tempo, Talita Peske Rodrigues, disse que é um passo muito grande para o Ganha Tempo e fazer a inclusão das pessoas que precisam é um dever da sociedade. “O Ganha tempo ele é um órgão que atende a população e integra todos os órgãos e hoje é um dia muito importante. Como estamos na semana da deficiência, trabalhando na inclusão dessas pessoas, fizemos essa parceria do projeto do Procon, que está reinaugurando o seu espaço na unidade. Esse projeto está mostrando o conceito sociedade de importância que a gente tem tanto no código do consumidor. É muita felicidade fazer parte desta parceria”, pontuou.

Ainda segundo a superintendente, essa ferramenta abrangerá todos as unidades do Ganha Tempo.

Digiqole ad

Roger - Mais Que Fato

http://www.maisquefato.com.br

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.