Seciteci firma compromisso com prefeituras para capacitar alunos do ensino médio

 Seciteci firma compromisso com prefeituras para capacitar alunos do ensino médio

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Nilton Borgato, formalizou os termos de cooperação técnica com as prefeituras de Campos de Júlio, Colniza e Aripuanã, para promover o curso gratuito de Técnico em Agropecuária, nestes municípios. O curso Mediotec será realizado em parceria com o Governo Federal, por meio do programa Novos Caminhos.

Segundo Borgato, o Mediotec é um programa que oportuniza aos alunos do ensino médio da rede pública, cursarem ao mesmo tempo um curso técnico, portanto, a parceria entre Estado e município é fundamental para a consolidação destas qualificações que serão realizadas em diversas regiões do Estado.

“Ao todo, serão formalizados nove termos de cooperação. Além destas cidades, já fechamos parceria com as prefeituras de Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda e Mirassol D’Oeste, Paranatinga, e, também serão atendidas Querência e Alto Boa Vista, portanto o apoio dos prefeitos é essencial para garantir o atendimento de cerca de 270 alunos em todo o Estado”, disse o gestor.

O prefeito de Campos de Júlio, Irineu Marcos Parmeggiani, destacou que a capacitação de jovens reflete em mais oportunidades de trabalho e progresso para a região: “é uma grande parceria, que trará desenvolvimento para o nosso município, esperamos que venham outros cursos pela frente”, comentou.

Secretário da Seciteci, Nilton Borgato, com o prefeito de Colniza, vereadores e secretários do município
Créditos: Assessoria Seciteci

Para o prefeito de Colniza, Milton Amorim, municípios jovens e menores precisam destes investimentos em capacitação profissional, para continuar crescendo.

“A realização deste curso é uma conquista, é o resultado de um trabalho e dedicação do Governo do Estado, que certamente ajudará no progresso do nosso município, que ainda é novo, e, está em fase de desenvolvimento”, diz.

De acordo com a prefeita de Aripuanã, Seluir Peixer, é importante oportunizar aos jovens estudar e trabalhar em seu município de moradia. “Para nós, é um momento único, pois vemos que o Governo tem atuado para fomentar a capacitação de jovens em suas cidades, além disso, este curso vem ao encontro das nossas demandas, e, certamente dará mais oportunidades para todos”, falou.

As aulas serão presenciais, com previsão de início no segundo semestre deste ano “as escolas estão se preparando para iniciar o ensino presencial, de forma segura, principalmente em cursos que não tem condições de serem realizados na modalidade de ensino a distância (EAD), e, precisa de aulas em campo, atividades laboratoriais, estágio, por exemplo”, ressaltou a coordenadora de Educação Profissional e Tecnológica da Seciteci, Ana Flavia Derze Soares.

Digiqole ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *