STF determina retorno imediato de Botelho para presidência da AL

 STF determina retorno imediato de Botelho para presidência da AL

Foto: Andréa Lobo

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconduziu o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Decisão é do ministro Alexandre de Moraes, que revogou liminar anteriormente concedida.

“Em vista do exposto, REVOGO A DECISÃO CAUTELAR proferida nos presentes autos (doc. 33) e restauro a eficácia da eleição realizada pela Assembleia Legislativa na Sessão Ordinária de 10/6/2020, para composição da Mesa Diretora no biênio 2021-2022, com a consequente RECONDUÇÃO IMEDIATA de seus membros aos cargos antes ocupados, até o julgamento final da presente Ação Direta. Comunique-se IMEDIATAMENTE a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, para ciência e IMEDIATO cumprimento desta decisão.”

O julgamento da ação que alterou a Mesa Diretora da Assembleia estava previsto para ser retomado nesta sexta (25), mas o DEM Nacional fez um novo pedido para que o Supremo considere válida a eleição do deputado Eduardo Botelho (União Brasil) presidente. A petição com a síntese da demanda foi protocolada na tarde desta quarta-feira (23.02).

Em junho do ano passado Botelho foi reeleito presidente da AL. A Mesa Diretora também era composta por Max Russi (PSB), reeleito primeiro-secretário; a deputada Janaína Riva (MDB), como 1ª vice-presidente; Wilson Santos (PSDB), 2º vice-presidente; Valdir Barranco (PT), 2º secretário; Delegado Claudinei (PSL), 3º secretário e o deputado Paulo Araújo (Progressistas), como 4º secretário.

Em fevereiro deste ano, o ministro Alexandre de Moraes determinou que fosse realizada uma nova eleição. Com isso, Max Russi foi eleito presidente e a composição da Mesa Diretora ficou: 1º vice-presidente – Dilmar Dal Bosco (DEM), 2º vice-presidente – Wilson Santos (PSDB), 1º secretário – Eduardo Botelho (DEM), 2ª secretária – Janaina Riva (MDB), 3º secretário – Delegado Claudinei (PSL), 4º secretário – Allan Kardec (PDT).

Na quarta-feira (23) a direção do União Brasil, apresentou uma nova petição no Supremo Tribunal Federal (STF) para assegurar a recondução imediata do deputado Eduardo Botelho (UB) na presidência da Assembleia Legislativa. “No caso, a eleição dos membros dos Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Mato Grosso se deu em 10 de junho de 2020, isto é, muito antes da publicação do acórdão proferido na ADI nº 6.524, em 06 de abril de 2021”, diz trecho da petição.

 

Digiqole ad

Jessica Nunes - Mais Que Fato

http://www.maisquefato.com.br

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.