Vice-prefeito reforça importância da parceria entre Prefeitura e sociedade para construir uma Cuiabá mais verde

 Vice-prefeito reforça importância da parceria entre Prefeitura e sociedade para construir uma Cuiabá mais verde

Representando o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o vice-prefeito José Roberto Stopa participou neste sábado (5) do encerramento da programação especial montada pela Prefeitura de Cuiabá em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado todos os dias 5 de junho. No ato, ocorrido na Praça 8 de Abril, mais de mil mudas frutíferas foram distribuídas à população.

A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, contando com o apoio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Secretaria de Mobilidade Urbana e Secretaria de Comunicação. Entre as espécies entregues aos cidadãos que passaram pelo local estavam Tamarindo, Acerola, Graviola, Pitomba, Cajá e Tarumã.

Stopa destacou a importância de inserir a população nessas atividades, fortalecendo a união entre poder público e a sociedade na busca por uma cidade mais sustentável e arborizada. “Parece um ato simples, mas plantar uma árvore possui um valor imensurável. Se cada cidadão adotar a ideia de arborizar o seu quintal, teremos inclusive um clima mais ameno”, disse.

O vice-prefeito comentou ainda que o contínuo processo de urbanização que Cuiabá tem passado fez com que a característica de “Cidade Verde” fosse um pouco perdida. Segundo ele, isso ocorreu, principalmente, pelo fato de que até uns anos atrás a preocupação com a arborização e sustentabilidade ainda era muito pequena.

“Aquelas áreas que eram cobertas por mangueiras, cajueiros e outras espécies foram tomadas por prédios e outros empreendimentos. Ou seja, ao longo do tempo, fomos perdendo o verde dos nossos quintais. Hoje já existe uma grande mobilização. Vários órgãos públicos e entidades não governamentais realizam ações de arborização e isso é extremamente positivo”, salientou.

A programação de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente começou na quarta-feira (02) e se estendeu até este sábado. Nesse período, mais de 5 mil mudas de espécies frutíferas foram distribuídas no Sesi Papa, no Centro de Eventos do Pantanal, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e na Praça Alencastro.

Neste sábado (05), além da Praça 8 de Abril, agentes públicos também estiveram na Avenida Helder Cândia, realizando a blitz ecológica, com informações sobre educação ambiental e distribuição de mudas.

O ação visa estimular atitudes sustentáveis por parte da população, como preservação das árvores em espaços públicos, respeito às áreas de preservação, parques e praças e também incentivar o plantio para que novas áreas verdes surjam na Capital, diminuindo a sensação térmica em pontos de ilhas de calor, criando verdadeiros corredores verdes pelo município.

“É uma atividade que completa outras tantas ações da Prefeitura. Temos a Balsa Ecológica, as lixeiras subterrâneas, as máquinas Recicla Cuiabá, além de sermos uma das cidades signatárias do Pacto Global das ONU. Tudo isso pensando em transformar Cuiabá em uma cidade mais sustentável”, lembrou o Gestor de Sustentabilidade de Cuiabá, Alex de Deus.

Digiqole ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *