DIA DAS MÃES: Pesquisa da CDL Cuiabá revela o comportamento de compra dos consumidores da capital

 DIA DAS MÃES: Pesquisa da CDL Cuiabá revela o comportamento de compra dos consumidores da capital
Na reta final das compras para o Dia das Mães que neste ano será comemorado no dia 09 de maio, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) divulga relatório com o resultado do diagnóstico e análise feita, através do seu núcleo de inteligência de mercado, para entender o comportamento de compra dos consumidores da capital, assim como o seu interesse para essa data.
O perfil de entrevistados foi dividido entre o público feminino (50%) e público masculino (50%). Ao total foram realizadas durante a última semana do mês de abril, 150 entrevistas. A Idade média dos respondentes foi de 38 anos, sendo a maioria 56,7%, casado com filhos. Dos participantes, 45,3% são prestadores de serviço, autônomo e profissional liberal, 44,0% são funcionários do setor privado, 4,7%  funcionário público e 2,7% aposentados e pensionistas.

Segundo a pesquisa, 85,3% estão com a intenção de presentear as mães, já 14,7% disseram que não comprarão presentes. Dos que não presentearão, 45% informaram que está sem dinheiro, 25% a mãe mora em outra cidade/estado, 20% não comprarão presentes, porém darão em dinheiro e 10% ajudarão em reformas da casa da mãe.

Os presentes mais procurados, segundo o diagnóstico, são: 31,7% cosméticos e beleza, 22,5% vestuário e acessórios feminino (Moda), 12,7% calçados, 8,5% móveis e eletrodomésticos, 6,3% bijuterias, plantas/flores, cestas de chocolate e materiais de construção, 4,9% alimentos e bebidas (fast-food e restaurantes), 3,5% jóias e relógios, 3,5% telefonia/smartphone, 2,1% artigos esportivos, 2,1% cama/mesa/banho, 2,1% outros.

Sobre o local de compras, 26,4% dos entrevistados disseram que irão comprar nas lojas localizadas no centro da cidade, 24% nos shoppings centers, 20,9% nas lojas próximas nos bairros onde mora, 16,3% comprarão de vendedores avulsos de porta a porta e conhecidos, 5,4% internet (sites on-line), 2,3%  através das mídias sociais (instagram, whatsApp e facebook), 4,6% em outros locais.

Segundo o levantamento, 72,3% dos cuiabanos pretendem comprar 1 presente para a mãe e 27,7% de dois acima. Entre as faixas de valor de compras, 33,8% dos entrevistados disseram que pretendem gastar acima de R$ 200,00 em presentes, 31% até 100,00, 19,3% de R$ 151,00 a 200,00, 15,9% de R$ 101,00 a 150,00, resultando em um ticket médio de R$ 277,90.

Quando analisado com o ano de 2020, o gasto para 47,8% dos entrevistados será maior, 64,7% pagarão a vista e 66,9% realizarão as compras na véspera da data comemorativa.

“A pesquisa mostra o quanto o dia das mães é importante para a economia local, é um data que possibilita muitas empresas a faturarem mais e assim gerar um equilíbrio maior de fluxo de caixa. O comércio está preparado para atender todas as pessoas de forma segura, com todas as medidas de biossegurança. Estamos otimistas para a partir desse período de vendas restabelecermos um novo ciclo de retomada da economia”, avaliou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja. (Com CDL)

Digiqole ad

Elloise Guedes - Mais Que Fato

https://maisquefato.com.br/

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *