Assembleia Social e Vigê Store lançam campanha de arrecadação de absorventes para haitianas de Cuiabá

 Assembleia Social e Vigê Store lançam campanha de arrecadação de absorventes para haitianas de Cuiabá

Hoje, dia 28 de maio, é o Dia Internacional da Higiene Menstrual, uma nova campanha lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para pensar ações voltadas às mulheres que não têm condições de adquirir absorventes para o período menstrual.

Em função dessa condição, conhecida como “pobreza menstrual”, foi firmada uma parceria entre a Assembleia Social e a loja cuiabana de moda íntima e sex shop Vigê Store para arrecadar absorventes e repassar para as haitianas radicadas na grande Cuiabá. A iniciativa, que recebeu o nome de “Dignidade para ser mulher”, foi mediada pelo gabinete da deputada Janaina Riva e conta com o apoio das lojas físicas de Cuiabá Use All Shop e Casa 925.

A arrecadação já começou, segue até o dia 04 de junho (lembrando que dia 03 é feriado) e conta com três pontos de coleta: a Assembleia Social (sala 113 da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, no primeiro andar), a Use All Shop (R. Corsino do Amarante, 517 – Sala 2 – Quilombo, Cuiabá) e a Casa 925 (R. Alm. Henrique Pinheiro Guedes, 501-B – Duque de Caxias, Cuiabá).

“Aceitamos de pronto o convite para a parceria, pois sabemos que a ação, que parece simples para boa parte nós, representa muito para quem precisa. Imagina uma mulher ter que improvisar um absorvente em algo tão característico da fisiologia feminina? E colocar em risco a própria saúde”, refletiu a diretora da Assembleia Social, Daniella Paula de Oliveira.

Segundo a Associação de Defesa dos Haitianos Imigrantes e Migrantes em Mato Grosso (ADHIMIMT), também parceira nesta ação, as haitianas têm grande dificuldade de inserção no mercado de trabalho por, além da xenofobia e do racismo velados, a dificuldade em se comunicar em língua portuguesa. “Nós temos muitas mulheres haitianas desempregadas, é o gênero que mais teve dificuldade com a comunicação”, comentou Rafael Lira, primeiro-secretário da entidade.

“Escolhemos estas mulheres para nossa primeira ação e já recebemos algumas sugestões para o próximo ano. Desejamos que esta campanha cresça e se fortaleça, para oferecer um pouco de dignidade a nossas mulheres”, concluiu Dani Paula.

Segundo estimativa da ONU, 25% das brasileiras já faltaram aula por não poder comprar absorvente. De acordo com uma pesquisa de 2018 da marca Sempre Livre, 22% das brasileiras de 12 a 14 anos e 26% das adolescentes de 15 a 17 anos não têm acesso aos produtos de higiene menstrual. Outra marca de absorventes, a Always, levantou que, na ausência de produto ideal, são usados papel higiênico, jornal, roupa velha e toalhas, prejudiciais à saúde íntima feminina.

“A Vigê Store sempre apoiou causas feministas e quando a gente viu que mulheres precisavam de ajuda, a gente se sentiu na obrigação de fazer algo. É um assunto que não é tão visto, mas é uma realidade que muitas mulheres passam”, comentou Victoria Uemura, uma das sócias da empresa parceira. “Ter empatia e ajudar faz com que esse assunto não seja mais um tabu para nossa sociedade”, completou Geovanna França.

Quem quiser doar basta procurar um dos pontos de coleta. Há informações nas contas do Instagram das instituições parceiras. Dúvidas, pelo telefone (65) 3313-6994. (Com Assessoria)

Digiqole ad

Elloise Guedes - Mais Que Fato

https://maisquefato.com.br/

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *