Com ocupação de UTIs em 100%, Fiocruz recomenda lockdown de 14 dias em MT

 Com ocupação de UTIs em 100%, Fiocruz recomenda lockdown de 14 dias em MT

(Foto: assessoria)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sugeriu um lockdown de 14 dias em Mato Grosso, após bater recorde de mortes pela Covid-19 por dois dias seguidos. Nessa terça-feira (23), o Estado alcançou os 100% de ocupação em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

O documento de recomendação da Fiocruz mostrou o agravamento e preocupante cenário nacional, além da preocupação com as ocupações de leitos de UTIs no Sistema Único de Saúde (SUS), no país e Mato Grosso.

“Desde o início do mês de março, o país assiste a um quadro que denota o colapso do sistema de saúde no Brasil para o atendimento de pacientes que requerem cuidados complexos para a Covid-19”, consta no documento.

Porém, ressalta que todo esse colapso não foi produzido somente em março deste ano, mas sim ao longo de vários meses.

As principais recomendações que constam no documento são as restrições mais severas, quanto as atividades não essenciais por 14 dias. Isso daria uma redução de aproximadamente 40% da transmissão.

Especialistas da Fioruz destacaram ainda que o cenário em Mato Grosso é preocupante, pois indica que pode estar havendo uma situação de desassistência e falhas na qualidade do cuidado a todos os pacientes com quadro grave de Covid-19.

“A incapacidade de diagnosticar correta e oportunamente os casos graves, somado à sobrecarga dos hospitais, em um processo que vem sendo apontado como o colapso do sistema de saúde, pode aumentar a letalidade da doença, dentro e fora de hospitais”.

Digiqole ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *