O resultado das eleições municipais nas 142 cidades mato-grossenses foi apurado em tempo recorde, em menos de três horas após o término das votações. Antes das 19h, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) finalizou a totalização dos votos, garantindo que os eleitores de 141 cidades conhecessem os gestores de seus municípios a partir de 2025. Somente em Cuiabá, capital do estado, haverá segundo turno no próximo dia 26 de outubro. Além dos prefeitos, houve também eleição para vereadores.
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) foi parceira do TRE-MT e transmitiu a apuração dos votos ao vivo, diretamente da sede do TRE em Cuiabá. Desde as 16h, os profissionais da TV, da Rádio e do portal al.mt.gov.br acompanharam os trabalhos dos agentes públicos envolvidos no processo eleitoral.
A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, destacou o sucesso do processo eleitoral no estado. “Foi um trabalho conjunto, há meses, para garantir que as eleições ocorressem de forma tranquila como foi o processo este ano. Juntamente com juízes eleitorais e juízes auxiliares conseguimos planejar e chegar a esse resultado tão especial para todos nós”.
O diretor-geral do TRE, Mauro Diogo, destacou a logística para garantir que os eleitores de todo o estado participassem do processo e pudessem escolher seus representantes. “Somos um dos maiores estados em área territorial, municípios com mais de mil quilômetros de distância e algumas zonas eleitorais em locais de difícil acesso. Com o suporte das forças de segurança, de outras instituições e até da Marinha conseguimos realizar as eleições em todas as regiões”.
Das cerca de 7.900 urnas eletrônicas de Mato Grosso, somente 53 apresentaram problemas e foram substituídas, o que representa menos de 1% do total. O secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Carlos Henrique Cândido, explicou que cada juiz eleitoral do estado controla o processo de apuração. “Os votos são lidos por uma espécie de pen drive, que é lido em um computador e transmitido para uma nuvem de processamento do TSE. Lá eles ficam apenas computados, e cada juiz eleitoral acessa esses votos e determina o processamento e divulgação”.
Resultados – Cuiabá é o único município mato-grossense que terá segundo turno com disputa entre o deputado federal Abilio Brunini (PL) e o deputado estadual Lúdio Cabral (PT). As eleições serão no dia 27 de outubro. Em Várzea Grande, Flávia Moretti (PL) venceu as eleições com 50,54% dos votos válidos, Roberto Donner (PL) foi reeleito em Sinop com 68,41% e Cláudio Ferreira (PL) foi eleito prefeito em Rondonópolis.
Em Boa Esperança do Norte, município mais novo do Brasil, Calebe Francio (MDB) será o primeiro prefeito municipal, a partir de 1º de janeiro.
Todos os resultados podem ser conferidos pelo site https://resultados.tse.jus.br/.