Idosos asilados já estão recebendo a segunda dose da vacina em Cuiabá

 Idosos asilados já estão recebendo a segunda dose da vacina em Cuiabá

(Foto: Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá)

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou, na segunda-feira (15), a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 nos idosos institucionalizados, que são aqueles que vivem em asilos e casas de repouso. Entre esta e a próxima semana, 290 idosos e cuidadores que trabalham nessas instituições completarão o esquema de imunização com a Coronavac. Em abril, outras 110 pessoas asiladas que receberam a primeira dose da vacina de Oxford/Astrazeneca também serão contempladas, já que este imunizante tem intervalo maior entre a primeira e a segunda dose.

Quem está executando o plano de vacinação nesse grupo de pacientes são duas equipes do programa Consultório na Rua, da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde. Na segunda-feira (15), eles visitaram o Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, onde 140 doses foram aplicadas. Na tarde desta quinta-feira (18), 40 pacientes do Abrigo Recanto Feliz foram contemplados. De acordo com Vera Lúcia Ferreira, coordenadora do Consultório na Rua, o momento foi de muita emoção. “Muitos choram na hora da aplicação da vacina. A gente vê eles com os olhos cheios de lágrimas e pergunta porque estão chorando e eles respondem: Agora vou poder ver meu filho, vou poder ver meus netos. É muita emoção”, relata.

Os asilos que ainda serão atendidos com a aplicação da segunda dose da Coronavac são: Lar Doce Lar, na sexta-feira (19), com a vacinação de 40 pessoas e a instituição Casa Nova, na segunda-feira (22), com a imunização de 70 pessoas. Para abril, serão atendidos 60 pessoas no asilo Village Bitencourt e 50 pacientes na Casa de Repouso Shalom. Ambos serão contemplados com a vacina de Oxford/Astrazeneca.

“Esse momento de vacinação da segunda dose causa uma felicidade muito grande porque é o mais próximo que temos de saber que eles estão realmente imunizados. Entre 18 e 28 dias após a segunda dose que a imunização é realmente efetiva. Eles ficaram tão felizes que o pessoal do Abrigo Bom Jesus nos ligou agradecendo a atenção da equipe, não só com os idosos mas também com os profissionais, pelo compromisso de estar lá efetivando a dose”, destacou Vera Lúcia Ferreira.

Digiqole ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *