IFMT oferta mais de 3 mil vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio

 IFMT oferta mais de 3 mil vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio

O Instituto Federal de Mato Grosso abre, a partir de 7 de setembro, as inscrições para os cursos técnicos integrados ao ensino médio (edital nº 67/2021). O prazo segue até 12 de outubro e o cadastro deve ser feito exclusivamente pelo site – http://selecao.ifmt.edu.br . A seleção ocorrerá por meio da avaliação do histórico escolar.

Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição, no site http://selecao.ifmt.edu.br,  com todas as informações (nome, CPF, RG, data de nascimento, entre outras) que deve ser realizado exclusivamente no nome do candidato que realizará o processo seletivo. A inscrição realizada com documentos dos responsáveis ou outra pessoa será indeferida. Após preencher o questionário eletrônico, o candidato deverá imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 50.

Reserva de vagas (cotas)

O IFMT reserva 60% (sessenta por cento) das vagas de todos os cursos e turnos para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental na rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal). Com isso, o candidato no ato da inscrição poderá optar pelas vagas reservadas (cotas).

Qualquer dúvida e/ou ajuda técnica referente às inscrições devem ser encaminhadas por e-mail dentro do período de inscrição, no e-mail: lista.processoseletivo@ifmt.edu.br.

Isenção da taxa de inscrição

A Instituição oferece o benefício de isenção da taxa de inscrição aos candidatos que preencherem, cumulativamente, todos os requisitos abaixo:

  • Ter cursado do 1º ao 8º/9º ano do ensino fundamental na rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal) ou em cursos similares, ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e/ou ter estudado na rede particular de ensino do 1º ao 8º/9º ano do ensino fundamental como beneficiado por bolsa integral de estudos
  • Comprovar renda bruta familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Preencher, eletrônica e corretamente, todos os itens do formulário de inscrição e do questionário socioeconômico, no endereço eletrônico http://selecao.ifmt.edu.br/, conforme exposto neste edital.

Para solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá comprovar os requisitos apontados no edital, encaminhando os documentos listados abaixo, escaneados e salvos em arquivo único, em formato pdf (não serão analisados documentos enviados em formato diferente), através de e-mail para o seguinte endereço: proen.dpi@ifmt.edu.br, no período de 07 a 28 de setembro de 2021.

No dia 06 de outubro de 2021, o IFMT divulgará o resultado do pedido de isenção no endereço eletrônico http://selecao.ifmt.edu.br/. O candidato que tiver o pedido de isenção indeferido poderá pagar o boleto bancário no período previsto para efetivá-lo (até dia 13/10/2021) e aguardar a confirmação dos inscritos.

No dia 21 de outubro de 2021, o IFMT disponibilizará para os candidatos a confirmação de inscrição, contendo o nome do candidato, o número da inscrição, o curso pretendido e Campus que realizará o curso, no endereço eletrônico http://selecao.ifmt.edu.br/.

No dia 16 de Dezembro de 2021, serão divulgadas, no endereço eletrônico http://selecao.ifmt.edu.br/, dez listas, sendo uma dos candidatos da listagem geral que foram aprovados e os excedentes no processo seletivo referente ao edital 067/2021 e nas outras nove listas constarão os nomes dos candidatos aprovados e os excedentes que se inscreveram como cotistas (reserva de vagas), por curso e turno.

Das datas e dos horários das matrículas

Considerando o período de pandemia da COVID-19 e a recomendação de distanciamento social, a matrícula de todas as chamadas que porventura vierem a ocorrer para este Edital, será realizada conforme as seguintes etapas:

  • envio dos documentos para o endereço eletrônico do Campus a qual pleiteou a vaga e foi aprovado;
  • análise pelo setor de Registro Escolar da documentação encaminhada;
  • conferência com documentos originais após retorno das atividades presenciais nos Campi do IFMT.

Os candidatos aprovados dentro do número de vagas disponíveis deverão realizar sua matrícula preferencialmente de forma online.

Caso o candidato não possua meios tecnológicos para realizar a matrícula de forma online, deverá encaminhar e-mail (ou acessar o link indicado) para o campus a qual pleiteou a vaga e foi aprovado, solicitando agendamento para entrega presencial da documentação, agendamento este que deverá ser realizado exclusivamente dentro dos dias especificados para cada chamada. No caso dos Campi que apresentaram telefone, o agendamento também poderá ser realizado pelo número do setor indicado no edital.

As matrículas da 1ª chamada serão realizadas nos dias 06 a 13 de janeiro de 2022, das 8h às 12h das 13h às 17h, de acordo com o agendamento de cada campus e campus avançado, e por meio digital das 8h do dia 06 a 17h do dia 13 de janeiro de 2022, conforme publicação dos aprovados no resultado final do processo seletivo.

 

Digiqole ad

Aline Almeida - Mais Que Fato

https://maisquefato.com.br/

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.