PANTANAL PROTEÇÃO: Vera e Zuleika retratam Pantanal e espiritualidade em exposição

 PANTANAL PROTEÇÃO: Vera e Zuleika retratam Pantanal e espiritualidade em exposição

Foto: Divulgação

A | A

As artistas Vera Baggetti e Zuleika Arruda, mais conhecidas como Vera-Zuleika, abrem nesta terça-feira (23.03), às 16h, a exposição “Pantanal Proteção”, no Cine Teatro Cuiabá. A mostra segue até o dia 30 de março. Como medida de biossegurança, será permitida a permanência de até 30 pessoas no local, sendo obrigatório o uso de máscara. O projeto foi contemplado no Edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

A exposição conta com 10 obras em acrílica sobre tela que tem como proposta evocar os poderes das crenças universais, símbolos, imagens, traços, cores e formas, ligando-os à magia da inspiração. A exposição visa transmitir, por meio das pinturas, uma consciência de responsabilidade com o Pantanal, tão importante e de valor indiscutível por sua rica biodiversidade de flora e fauna.

Desde 1971, as artistas Vera-Zuleika tem por objetivo sociocultural, pesquisar, divulgar, sensibilizar e estimular a preservação do Pantanal, Cerrado e Amazônia, biomas presentes em Mato Grosso. E tentar despertar nas pessoas, a busca pelo autoconhecimento, para os reais valores espirituais, da formação como ser humano.

Para as artistas, diante do cenário enfrentado em 2020 com as queimadas no Pantanal, o tema não poderia deixar de ser discutido. “Diante de tantas agressões que presenciamos, no ano passado, a essa reserva cultural, paraíso ambiental e sua gente, tão rica de conhecimentos e harmoniosa relação com a natureza, não poderíamos silenciar perante a essa brutal criminalidade, que nos angustia e ao mundo todo”, destacam Vera-Zuleika.

Além da preservação da natureza, as artistas propõem a conexão com a luz dos ancestrais. “Propomos conectarmos com a sabedoria dos xamãs, orixás, santos, anjos e arcanjos, e a união de todos que estão sintonizados com a força da vibração positiva, para formarmos uma egrégora de luz, e trazermos de volta o afeto, a gratidão, o amor, e a proteção para o nosso Pantanal”.

Zuleika Arruda é cuiabana, arte-educadora, bacharel em direito, professora universitária, cantora, compositora e artista plástica.

Vera Baggetti é carioca (radicada em Mato Grosso há mais de 30 anos), arquiteta, mestra em educação patrimonial, professora universitária, cantora, compositora e artista plástica. (Com Assessoria)

Digiqole ad

Elloise Guedes - Mais Que Fato

https://maisquefato.com.br/

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *