Prefeitura recebe apoio do Sesc e Sebrae para traçar plano cultural para o Centro Histórico de Cuiabá

 Prefeitura recebe apoio do Sesc e Sebrae para traçar plano cultural para o Centro Histórico de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, fará uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para que o Centro Histórico da Capital se transforme em um novo espaço cultural, gastronômico e de  lazer. Em uma reunião realizada na noite dessa quinta-feira (27), a secretária de Cultura, Carlina Jacob, lembra que a ideia é tirar do papel, um projeto do prefeito Emanuel Pinheiro que “dará vida” ao espaço da região central.

“Esse encontro é para criarmos uma parceria para revitalização de todo o Centro Histórico juntamente com o Sesc e todo Sistema S.  Vamos formalizar com o prefeito Emanuel Pinheiro, porque temos vários projetos para fazer juntos e transformar o coração de Cuiabá. Terá  aqui, uma escola de gastronomia, para movimentar o cenário gastronômico. E os restaurantes e bares  terão suporte. Aqui vai virar uma atração turística noturna e todas às quintas já ocorre o “Quinta no Beco”. Assim que a pandemia acabar  terá eventos culturais diários e isso vai ser possível com  a ajuda do Sesc e Sebrae”, comentou.
Conforme o diretor regional do Sesc, Carlos Rissato, a ideia é trazer  a tradicional feira de culinária e artesanato do Sesc Arsenal, que ocorre no Bulixo, no Porto, para que resgate o Centro Histórico.  “A  missão fundamental do Sesc é levar cultura, lazer e educação para a população e o comércio. Com essa parceria de turismo e  cultura, iremos  trazer o que temos de entretenimento e cultura, para esse novo espaço que ela está  sendo revitalizado no Centro. E isso tem que ser feito com o poder público e a iniciativa privada para que a cultura cuiabana não se perca. A cultura local é importante e riquíssima. Vamos trazer o que já temos no Sesc, como por exemplo, os espetáculos, o bolixo , feira gastronômica e o desenvolvimento da comunidade com cursos de diversas áreas”, explicou.
Para a diretora de Programa Sociais do Sesc, Cristina Silva, a parceria do Sesc e  a Prefeitura  de Cuiabá irá  realizar um processo de recolocação cultural. ” O Sesc tem uma vasta programação e vai estar junto com a Prefeitura de Cuiabá  nessa parte de revitalizar e ajudar a fomentar o Centro Histórico. O trabalho que a Prefeitura está fazendo é importantíssimo e esse processo de recolocação de ocupação desse espaço cultural é a a população quem  está ganhando um presente e será um orgulho vir com as ações culturais para esse espaço”, parabenizou ela.
Superintendente do Sebrae-MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, que já faz parte do conselho do Turismo de Cuiabá, lembra que as ações do Sebrae e Prefeitura  é uma parceria antiga e a instituição será parceira dos empreendedores e futuros empreendedores da região.
“O Sebrae faz parte da vida de Cuiabá e sempre tivemos parceria com  a Prefeitura. Estamos com a Secretaria de Turismo, fazemos  parte do Conselho do Turismos de Cuiabá, e agora, estamos conhecendo os projetos de Cuiabá na parte da  cultura. E hoje aqui, no Beco, quero parabenizar a Prefeitura por esse belo trabalho. E  como sempre, estaremos juntos para preservar a cultura cuiabana”, concluiu.
O secretário de Turismo, Oscarlino Alves, disse que em breve , no pós-pandemia, serão apresentados diversos projetos para alavancar o setor do turismo e isso envolve também a revitalização do Centro Histórico que será  uma grande atração turística.
Digiqole ad

Elloise Guedes - Mais Que Fato

https://maisquefato.com.br/

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *