Prefeitura reforça olhar sensível e realiza vacinação de cerca de 400 catadores de recicláveis

 Prefeitura reforça olhar sensível e realiza vacinação de cerca de 400 catadores de recicláveis

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e em parceria com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realizou nesta terça-feira (18) a vacinação contra a covid-19 de cerca de 400 catadores de materiais recicláveis e balanceiros (pessoas que fazem a pesagem do lixo levado nos caminhões de coleta), no aterro sanitário, localizado na região do Barreiro Branco.

A priorização dessa categoria de trabalhadores foi uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro, por conta da situação de vulnerabilidade, seja pela exposição ao coronavírus em decorrência das funções que exercem, bem como da vulnerabilidade social, por serem pessoas sem acesso à internet e aos polos de vacinação já montados pela Prefeitura.

O adjunto de Serviços Urbanos, Anderson Matos, acompanhou a vacinação e classificou o momento como “um dia histórico”. “É mais uma ação de humanização porque esses trabalhadores são aqueles que estão na ponta, os que mais necessitam do apoio do poder público e o prefeito tem esse olhar clínico e esse olhar humano com todas essas pessoas. São trabalhadores honestos, que têm família, que às vezes saem de suas casas 3 horas da manhã pra voltar no final do dia com o alimento. É um trabalho digno que merece todo o respaldo do poder público e é isso o que a gestão Emanuel Pinheiro está fazendo”, disse.

Marizalva Gino dos Santos, 49 anos, é mãe de dois filhos e trabalha há 17 anos como catadora. “Sustentei minha família tudo com dinheiro daqui, graças a Deus”. Ela conta que não chegou a contrair covid-19 e que em relação ao medo, contava com a fé. Ela agradeceu à Prefeitura e à associação de catadores pela oportunidade de ser vacinada no local onde trabalha. “Graças ao governo que deu prioridade para os catadores se vacinar e cuidar da saúde também porque essa doença está perigosa. Estou muito feliz!”, disse.

Ataíde Amaro de Carvalho, 60 anos, passou mais de 35 anos trabalhando como pedreiro e, nos últimos 4 anos, passou a trabalhar como catador de material reciclável. Com a pandemia, ele passou a se preocupar com o fato de manusear objetos possivelmente contaminados com o coronavírus. “A gente sentia medo, mas com muita fé em Deus a gente ia trabalhando porque não tinha alternativa. Agora, graças a Deus, chegou a vacina para nós aqui e agora a gente vai trabalhar mais tranquilo. Espero isso para nós todos que estamos trabalhando aqui”.

Questionado sobre a ação da Prefeitura de Cuiabá em prol da categoria dos catadores, uma vez que eles não precisaram fazer o cadastro no site vacina.cuiaba.mt.gov.br e nem ir aos polos de vacinação, uma vez que o levantamento foi feito pela própria Prefeitura em parceria com as associações, o trabalhador demonstrou gratidão. “Muito ótimo porque fazendo isso a gente está vendo que estão cuidando da saúde das pessoas. Então, isso é muito bom porque ao invés de eu ir procurar a vacina, ela que veio aqui para gente ser vacinado. Eu agradeço o prefeito Emanuel Pinheiro, que fez isso por nós, uma coisa que nós nem esperava, era pra nós ir atrás, mas ele já mandou pra nós”, destacou Amaro.

O dia também foi de alegria para o casal Ehdenise Tyeme Silva dos Santos e Paulo Henrique Gino dos Santos, ambos catadores de recicláveis e ambos vacinados com a primeira dose da vacina contra a covid-19. “Eu estava preocupada por causa dessa vacina. Estava com medo de pegar covid porque tenho epilepsia. Aí o pessoal da Prefeitura agiu rápido e foi muito bom. Com a vacina me sinto mais protegida. Deus primeiramente e depois a vacina”, disse Ehdenise.

A vacinação dos catadores de material reciclável encerra a primeira fase da imunização do grupo de pessoas em vulnerabilidade, composto também por carroceiros, motoristas de ônibus e trabalhadores da limpeza urbana. Ao todo, cerca de 2 mil pessoas desse grupo já receberam a primeira dose da vacina Astrazeneca.

Digiqole ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *