Prefeito lamenta morte do jornalista Lino Pinheiro ocorrida na noite desta sexta-feira (19)
Carro de Solange Freitas, candidata a prefeita de São Vicente, é alvo de tiros

(Foto: G1/Santos)
A candidata à Prefeitura de São Vicente pelo PSDB, Solange Freitas, foi alvo de pelo menos cinco tiros na manhã desta quarta-feira (11). Solange estava acompanhada por quatro assessores no momento do ataque. Eles não foram atingidos e passam bem.
O atentado aconteceu na avenida Prefeito José Monteiro, na Vila Voturuá, por volta das 10h30. A candidata estava com a equipe de campanha dentro do carro blindado quando uma moto se aproximou do veículo e um homem atirou, ao menos quatro vezes, na direção da janela do passageiro, onde Solange Freitas estava sentada.
Um video, obtido com exclusividade pela TV Tribuna, mostra o momento em que a moto se aproxima do carro da candidata e efetua os disparos. Depois, acelera e foge. (Veja o video acima)
Segundo informações da polícia, além de Solange, estavam no carro o motorista, um produtor da campanha, uma assessora e o candidato a vice-prefeito, Gil do Conselho.
De acordo com o major Marcos Michael, a PM faz buscas para tentar prender o autor dos disparos. As imagens de câmeras de monitoramento devem ajudar a identificar o atirador.
No dia 14 de outubro, criminosos chegaram a invadiram o comitê eleitoral da candidata, na avenida do Quarentenário, durante a madrugada. A porta do local e uma placa, com o nome de Solange, foram destruídos. A fiação elétrica também foi furtada.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/X/f/bCOT7ASke0knx82jxO8w/atentado-sv-1.jpg)
Carro da candidata à Prefeitura de São Vicente, Solange Freitas (PSDB), é alvo de balas — Foto: G1 Santos
Violência política
Uma pesquisa sobre violência na política, conduzida pelas organizações não-governamentais Terra de Direitos e Justiça Global mostra que de janeiro de 2016 a 1º de setembro de 2020 foram mapeados 327 casos de violência contra políticos eleitos, candidatos e pré-candidatos, que incluem ameaças, agressões e ofensas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/g/s/cYAP1bTWuWzB2DDe4XWw/atentado-sv-2.jpg)
Candidata Solange Freitas (PSDB) é alvo de atentado em São Vicente, SP — Foto: G1 Santos
A candidata
Solange Freitas é jornalista e começou a atuar na região na TV Litoral em 1991. Já em 2005, ela entrou para a equipe da TV Tribuna, afiliada da TV Tribuna na Baixada Santista e Vale do Ribeira. Ela atuou como repórter até o início de 2020, quando se desligou da empresa para concorrer a Prefeitura de São Vicente pelo PSDB.
O PSDB emitiu, por volta das 11h30, uma nota sobre o atentado. Confira a seguir:
“O PSDB de São Paulo se solidariza com a candidata a prefeita de São Vicente Solange Freitas e sua equipe, vítimas de um atentado a tiros na manhã desta quarta-feira. Solange é a esperança de dias melhores na cidade e sem dúvida vai seguir firme com esse propósito. O PSDB espera a rápida elucidação do caso pelas autoridades policiais e a exemplar punição de seus autores”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/q/o/1ToafKQZyvK7qbSjdLqA/solange-freitas.jpg)
Solange Freitas (PSDB) é candidata a prefeita em São Vicente, SP — Foto: Reprodução/Facebook
