Tempestade Nicholas vira furacão e atinge Texas com ventos de 120 km/h

 Tempestade Nicholas vira furacão e atinge Texas com ventos de 120 km/h

Na manhã desta terça-feira (14), o furacão Nicholas atingiu o Texas, no sul dos Estados Unidos, acompanhado por ventos de 120 km/h e segue em direção a Houston, segundo o Centro Nacional de Furacões do país (NHC, na sigla em inglês).

© Reprodução/NOAA Satellites

Até a noite de segunda (13), Nicholas era uma tempestade tropical, mas ganhou força durante a madrugada e se tornou um furacão de categoria 1, de uma escala que vai até 5, quando estava prestes a atingir a Costa do Golfo dos EUA.

O furacão “está trazendo chuvas fortes, ventos fortes e tempestades para partes da costa central e superior do Texas”, adverte o NHC em seu último boletim. “Esta chuva pode produzir inundações repentinas significativas”, acrescenta.

Segundo o centro, a tormenta tocou o solo do Texas a 55 km da cidade de Freeport e agora migra para Houston, a quarta maior do país.

Após tocar o solo, o Nicholas enfraqueceu e voltou a ser uma tempestade tropical (e pode perder ainda mais intensidade e virar uma depressão tropical na quarta), afirmou o NHC. No entanto, o governador do Texas Greg Abbott alertou a população sobre o grande volume de chuva que deve ser esperado.

“Será uma tempestade de avanço lento pelo Texas, de vários dias, e vai descarregar uma quantidade imensa se chuva”, afirmou Abbott. “As pessoas precisam estar preparadas para eventos extremos com alto nível de água”.

Ele disse também que vai declarar estado de emergência em 17 condados e 3 cidades na costa e que equipes de resgate estão em alerta.

Muitos voos foram cancelados nos aeroportos da região de Houston. Também foi fechado o canal de navegação do movimentado porto da cidade, que tem cerca de 2,3 milhões de habitantes.

O Nicholas ainda levará muita chuva ao Texas até quarta-feira (15) e à Louisiana e ao Mississippi até quinta (16). Não há informações de danos e vítimas até o momento.

Digiqole ad

Claryssa Amorim - Mais Que Fato

http://www.maisquefato.com.br

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.