facebook instagram youtube whatsapp

Opinião Quinta-feira, 11 de Abril de 2024, 15:32 - A | A

Quinta-feira, 11 de Abril de 2024, 15h:32 - A | A

leonardo bortolin

Avanços e parcerias: os primeiros 100 dias da nova Diretoria da AMM

Leonardo Bortolin
MQF

Os primeiros 100 dias de gestão da nova diretoria da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), celebrados neste 11 de abril, foram caracterizados por importantes avanços. Mais do que uma marca simbólica, o período possibilitou a reavaliação da entidade e a implementação de mudanças que estão viabilizando o aprimoramento dos serviços técnicos e da atuação institucional.   

A refiliação de municípios foi uma das prioridades estabelecidas, pois o retorno dos não associados garante maior legitimidade e fortalece a nossa luta pelo atendimento da pauta municipalista. Nos primeiros meses trouxemos de volta oito gestores, alguns que já estavam afastados há anos. Vamos continuar trabalhando para encerrar este primeiro ano de administração com 100% dos municípios filiados.

Nesse curto período também consolidamos parcerias com os poderes constituídos, diversos órgãos e instituições, primordialmente com o Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Ministério Público, Tribunal de Justiça entre outros segmentos. O trabalho colaborativo já resultou em importantes feitos, como a realização de eventos regionais e capacitações técnicas para gestores e equipes.

Lançamos programas importantes, como o AMM Itinerante que vai percorrer todos os polos de Mato Grosso levando ciclo de palestras e atendimento técnico aos municípios para que não percam recursos nem oportunidades por falta de informação.

A primeira edição foi realizada em Araputanga, no Oeste de Mato Grosso, no final de março, e nos próximos meses estaremos presentes em outras regiões, levando também representantes do governo estadual, TCE/MT, entre outras instituições.

Além de transferir a nossa estrutura para os municípios, trouxemos gestores e servidores das prefeituras à nossa sede, em Cuiabá, para participar de seminários técnicos, alcançando recorde de público na primeira edição. Mais de 800 pessoas participaram da capacitação sobre a Nova Lei de Licitação e Contratos, que também pôde ser acompanhada no formato remoto, visando ampliar o alcance da iniciativa.

Até o final do ano teremos outros seminários e orientações técnicas por meio de comunicados e lives com a participação de convidados especialistas, abordando temas inerentes à administração pública, com base nas prioridades das gestões municipais.

Trouxemos também para dentro da AMM parlamentares federais, estaduais e representantes de órgãos governamentais para reuniões com prefeitos e encaminhamento de demandas junto aos Poderes Executivo e Legislativo. Algumas dessas interações foram feitas durante o nosso Happy Hour, lançado em fevereiro e realizado mensalmente com a proposta de integrar gestores, colaboradores e convidados.

Priorizamos, ainda, mudanças internas em âmbito administrativo visando maior eficiência e melhor aproveitamento de recursos. Por meio de assembleia geral dos prefeitos, aprovamos alterações estatutárias importantes, como o fim da remuneração para o cargo de presidente da AMM, o retorno de mandato de dois anos a partir de 2027, além do direito a apenas uma reeleição para o mesmo cargo da diretoria. Acreditamos que essas mudanças viabilizam a alternância de poder e fortalecem a credibilidade da instituição, que em maio deste ano celebrará 41 anos de fundação.

Reestruturamos o time de colaboradores, mantendo a maior parte dos que já estavam na instituição e integrando novos profissionais para reforçar a equipe, visando alcançar os melhores resultados para os municípios.

De forma inovadora também buscamos apoio financeiro junto ao governo do estado, bancadas federal e estadual para ampliar a atuação da AMM. E já celebramos importantes parcerias que vão se reverter em projetos, ações e benefícios para os municípios no triênio que está apenas começando.

Considerando os três anos de nosso mandato, que segue até o final de 2026, 100 dias representam um curto período, mas foram suficientes para ressignificar conceitos e estabelecer uma mudança gradual de rota nos rumos da instituição.

Agradecemos aos membros da nossa diretoria, aos prefeitos, prefeitas, demais lideranças e aos nossos colaboradores que nos apoiaram nesses primeiros meses. Convidamos a todos para estarem conosco na execução de novos projetos no tempo que virá, consolidando uma gestão participativa, comprometida e inovadora. 

 Leonardo Bortolin é prefeito de Primavera do Leste e presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM)

Comente esta notícia

, 30 de Dezembro de 2024