O ditado ‘loucura é querer resultados diferentes fazendo exatamente igual’ é uma realidade quando o tema é produtividade. Para alavancar resultados, é fundamental estar disposto a fazer mudanças, sejam elas em áreas como relacionamentos, estudo, saúde ou no trabalho.
Não adianta reclamar que as roupas estão apertadas, se não tenho a iniciativa de mudar a alimentação, fazer exercício físico e dormir adequadamente (os três pilares para o emagrecimento saudável), por exemplo. Portanto, nossos resultados vão exigir que a gente saia da “zona de conforto”.
Independente de onde você deseja chegar, essa é uma jornada que vai demandar construir novos hábitos e crenças, comunicação mais assertiva, desenvolvimento da inteligência emocional, escuta ativa, resiliência e flexibilidade. Não vai ser fácil ou mesmo simples, pelo menos inicialmente. Mas valerá a pena.
O primeiro passo para melhorar a produtividade é o planejamento. Sem um plano, é fácil se perder em tarefas triviais e acabar desperdiçando tempo. Pesquisas apontam que apenas 3% das pessoas que dizem ter um plano colocam as metas no papel, mas esse exercício é muito importante para garantir a execução do que precisa ser feito.
Passar os objetivos para o papel automotiva, induz à ação, estimula a criatividade, libera energia e combate a procrastinação. Você pode utilizar ferramentas como agendas, aplicativos de gerenciamento de tarefas ou um simples caderno para manter suas atividades organizadas. Estabelecer metas, elaborar planos e dar andamento a eles determina o curso da vida.
Outra estratégia eficaz é aprender a fazer o gerenciamento de seu tempo. Uma das técnicas mais exitosas é a Pomodoro, desenvolvida no final dos anos 1980 por Francesco Cirillo, que consiste em dividir o trabalho em intervalos de 25 minutos, chamados de "pomodoros", separados por breves pausas. Após quatro "pomodoros", faz-se uma pausa mais longa.
Esse método é eficaz porque cria um senso de urgência e mantém a mente focada em uma única tarefa por vez. Além disso, as pausas regulares ajudam a prevenir o cansaço mental e a manter a motivação ao longo do dia. Outro ponto importante é eliminar distrações, entre elas, notificações de redes sociais, e-mails e mensagens. Desative todas elas e estabeleça horários para verificar mensagens importantes. Para o sucesso total na técnica, vale a pena comunicar claramente aos colegas de trabalho e/ou familiares sobre seus horários, o que ajudará a reduzir interrupções.
Paralelamente, cuide da sua saúde. A privação de sono, em particular, pode afetar gravemente a capacidade de se concentrar e tomar decisões. Reserve tempo para cuidar de si mesmo, praticar hobbies e relaxar. Um corpo saudável e uma mente tranquila são essenciais para um desempenho eficiente e sustentável.
Você não pode fazer tudo o tempo todo, aprenda a se concentrar naquilo que realmente importa e delegue aquilo que for possível, confie na sua equipe e distribua tarefas conforme suas habilidades, essa é uma forma de aumentar o nível de envolvimento e desenvolver a equipe, o que não só alivia sua carga de trabalho, como promove um ambiente colaborativo e eficiente.
Adote uma mentalidade de crescimento. O que isso significa? Encarar desafios como oportunidades de aprendizado, em vez de obstáculos. Ter atitudes positivas aumenta a resiliência e motiva. Acredite na sua capacidade de melhorar e desenvolver novas habilidades, seja na área profissional e/ou pessoal.
Observe que melhorar a produtividade não é uma tarefa impossível. Com planejamento, técnicas eficazes, eliminação de distrações, cuidado com a saúde, delegação de tarefas e uma mentalidade de crescimento, é possível otimizar seu tempo e alcançar resultados excepcionais. Lembre-se de que a produtividade não se trata apenas de fazer mais em menos tempo, mas de fazer as coisas certas de maneira eficiente e equilibrada!
Danielle Ruiz, palestrante e coaching de alta performance, Master programação neurolinguística, Gestão de Equipes, A ciência do bem-estar pela Universidade de Yale.