O frio e a fome não esperam

 O frio e a fome não esperam

O frio em Cuiabá é um fenômeno raro, mas que quando acontece causa prejuízos terríveis às pessoas que estão em condição de rua. Imagina passar por frio em um lugar descoberto, sem alimentação e sem o mínimo de dignidade?

Essa realidade é agravada pela pandemia, que levou milhares de pessoas ao desemprego, e muita gente, sem condições para continuar pagando aluguel, acaba indo para as ruas. É uma situação lamentável e que cada vez mais precisa da nossa atenção.

Infelizmente, sabemos que apenas ações de iniciativa de pessoas comuns como você e eu, é muito pouco para solucionar esse problema. Precisamos de políticas públicas mais urgentes para lidar com essa situação de forma sistemática e resolutiva.
Muitos fatores estão envolvidos na condição de rua, entre eles os problemas psíquicos, a dependência química, a falta de condições para o trabalho, doenças físicas, entre uma série de condições e situações que podem desembocar nessa trágica realidade.

Apesar de tudo isso, não podemos ficar de braços cruzados esperando que o Poder Público tome iniciativa. As pessoas que estão nas ruas não conseguem esperar. Elas sentem fome e frio hoje.

Em Cuiabá, e em outras cidades do Estado, diversas organizações, grupos de apoio, grupos religiosos e empresas têm feito a diferença, levando alimentos e donativos aos moradores em condição de rua, ou dando o mínimo de assistência à pessoas que vivem em condições de vulnerabilidade, que mesmo não estando em condição de rua, não possuem nada em suas casas.

Se você não consegue participar fisicamente desses grupos, doe alimentos, roupas que você não queira mais, mas que estejam em condições de uso, e dinheiro, para ajudar esses verdadeiros anjos da guarda auxiliarem a quem mais necessita.

O mundo está precisando de atitudes que façam a diferença, e esse frio que estamos passando é uma grande oportunidade para isso.

*Katiuscia Manteli é jornalista, Secretária de Serviços Legislativos da Assembleia Legislativa e presidente-fundadora da Associação Amigos Motivados Pelo Amor e Respeito ao Próximo – AMAR MT @amarmat.

Digiqole ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *