Sema devolve ao rio 150 kg de peixes vivos apreendidos em MT

 Sema devolve ao rio 150 kg de peixes vivos apreendidos em MT

(Foto: reprodução)

Uma equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) encontrou peixes vivos capturados em uma rede de plástico, às margens do Rio Cuiabá, na Região do Valo Verde, na manhã desta terça-feira (16). Os cerca de 150 quilos de exemplares de jaú foram devolvidos ao rio. A ação foi realizada em parceria com o 25º Batalhão de Polícia.

A fiscalização na região é recorrente e preventiva, com o intuito de impedir a pesca predatória, destaca o coordenador de Fiscalização de Fauna da Sema, Jean Holz. A pesca com redes e cevas fixas é proibida durante todo o ano, conforme a Lei da Pesca (Lei 11.959/2009).

Piracema permanece nos rios de divisa

O período de defeso da Piracema terminou nos rios mato-grossenses em 31 de janeiro de 2021, mas a pesca segue proibida nos rios de divisa, em que uma margem fica em Mato Grosso e outra margem em outro estado, que segue o período estabelecido pela União, que se começou em novembro e termina em fevereiro de 2021.

Em Mato Grosso, 17 rios se encaixam nessa característica de rio de divisa. Entre os mais conhecidos estão o rio Piquiri, na bacia do Paraguai, que uma margem está em Mato Grosso e outra em Mato Grosso do Sul, o rio Araguaia, na bacia Araguaia-Tocantins, que faz divisa com Goiás e, na bacia Amazônica, o trecho do rio Teles Pires que faz divisa com o Pará.

Digiqole ad

Claryssa Amorim - Mais Que Fato

http://www.maisquefato.com.br

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *