Assembleia pede ao Governo que inclua servidores do Indea no grupo prioritário de vacinação

 Assembleia pede ao Governo que inclua servidores do Indea no grupo prioritário de vacinação

(Foto: Fablício Rodrigues/ALMT)

Pedido foi encaminhado para o governador Mauro Mendes e o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) encaminhou ao governador do Estado, Mauro Mendes (DEM), solicitando a inclusão dos servidores do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) no grupo prioritário de vacinação contra Covid-19.

O pedido é por meio do deputado estadual Paulo Araújo, argumentando sobre o decreto estadual, que inclui como serviço essencial o comércio de bebidas e alimentos, desde a produção até a entrega final.

“No referido Decreto, serviços públicos e atividades de vigilância e certificações sanitárias e fitossanitárias, a prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e de doença dos animais e a vigilância agropecuária internacional foram definidos como essenciais”,cita o pedido.

O parlamentar destacou ainda que o informe Técnico produzido pelo Ministério da Saúde reafirma a necessidade da vacinação do médico veterinário, por definir que trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.

“Ademais, a Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS/MS) nº 287, de 08 de outubro de 1998, a Medicina Veterinária faz parte do rol de profissões da área de saúde, desta forma, incluindo os médicos veterinários no grupo-alvo. Assim, por se tratar de um serviço essencial, faz-se necessária a inclusão dos profissionais do INDEA no grupo prioritário de vacinação contra o COVID-19”, finaliza o documento.

Digiqole ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *