Fortalecimento dos órgãos de controle garante eficiência na aplicação dos recursos públicos

 Fortalecimento dos órgãos de controle garante eficiência na aplicação dos recursos públicos

A devida aplicação dos recursos públicos certamente garante uma melhor prestação do serviço público. Para isso, a administração pública que conta um controle interno fortalecido será mais eficiente. Para que isso ocorra, é premissa dentre vários fatores, o controle social, com a participação da sociedade, que se dá através dos canais disponíveis como a ouvidoria e um Portal da Transparência amplo e irrestrito, que facilite acesso à toda e qualquer informação.

Dessa forma, dentre várias prioridades, possibilitar que essas demandas sejam possíveis, é um dos motes da atual Controladora Geral do Município, Mariana Cristina Ribeiro dos Santos, que recebeu do Prefeito de  Cuiabá, Emanuel Pinheiro, ao assumir a pasta, em fevereiro deste ano.

Segundo a gestora, o Município que conta com um Controle Interno ativo e eficiente, traz segurança aos gestores na melhor tomada de decisão, e consequentemente uma prestação de serviço à população mais assertiva, célere e eficiente.

“Avalio como primordial o serviço da controladoria. A atuação deste órgão permite uma gestão mais transparente, preventiva com a consequente qualidade dos gastos públicos, equilíbrio fiscal e políticas públicas efetivas”, frisou o prefeito, Emanuel Pinheiro.

A Controladoria Geral do Município é um órgão de assessoramento, cujas umas das  atribuições é de  zelar pela  probidade administrativa, prezar pela legalidade nos atos, contratos e convênios. Atua também na garantia da transparência pública e exercem atividades de auditoria, inclusive as determinadas pelos órgãos de controle.

Ainda segundo a servidora, o fortalecimento da pasta precisa ter o respaldo alta gestão e, neste sentido, o prefeito Emanuel Pinheiro declarou total apoio no trabalho de fiscalização. “A gente tem o auxilio da alta gestão para fazer este trabalho, isso porque, o próprio Prefeito dá autonomia para trabalhar com imparcialidade”, enfatizou.

A controladora destacou também que a participação da população cuiabana na é incentivada pela atual gestão,  com a disponibilização dos canais de Ouvidoria, Portal da Transparência, e mesmo no site da Prefeitura de Cuiabá.

Nos primeiros cinco meses deste ano, a Ouvidoria recebeu 21.601 mil manifestações, entre reclamação, solicitação, denúncia, sugestão e elogio.  Já durante os 12 meses de 2020, foram 1.214 mil manifestações gerais.

“Este aumento na procura pela Ouvidoria, em parte, tem a ver com o início da imunização em Cuiabá, mas também porque nunca tivemos uma Ouvidoria tão atuante. Todas as informações, queixas e denúncias são apuradas. Nosso Portal transparência é muito bem avaliado a nível brasil. A população sabe dos contratos, quanto está se pagando. A Controladoria assumiu um protagonismo muito grande, exatamente pelo controle social que é feito pela população”, resumiu.

O telefone da Ouvidoria para denúncia, reclamação e pedido de informação é 0800 645 0156. Para acessar o Portal Transparência, basta acessar o endereço http://transparencia.cuiaba.mt.gov.br/portaltransparencia/transparencia/#/ouvidoria

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