Instituto Memória do Poder Legislativo ganhará o nome de Lenine Póvoas

 Instituto Memória do Poder Legislativo ganhará o nome de Lenine Póvoas

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou na terça-feira (18), um Projeto de Resolução que altera o nome do Instituto Memória Legislativa de Mato Grosso para Instituto Memória Deputado Lenine de Campos Póvoas.

Presidida por Allan Kardec, a sessão contou com participação dos deputados Faissal Calil, João Batista, Gilberto Cattani, que votaram favoráveis ao projeto. Estavam presentes também a desembargadora e presidente do Poder Legislativo de Mato Grosso, Maria Helena Póvoas, acompanhada do irmão Eduardo Póvoas e seus dois filhos Diego e Lenine Póvoas Neto. A reunião extraordinária se deu em homenagem ao centenário dessa grande personalidade histórica e cultural mato-grossense.

O Projeto de Resolução é resultado de um anseio do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, que estava representado pela sua presidente Neila Barreto, pelo vice-presidente, deputado Allan Kardec, e pelos membros Fernando Tadeu, Elizabeth Madureira Siqueira e Ísis Catarina. Participou também da reunião a coordenadora do Arquivo Público de Mato Grosso, professora Vanda da Silva.

Marcada por discursos emocionantes e recordações históricas que resgatam a memória do Estado, a ocasião contou com o lançamento a websérie “Conversando com Lenine: 100 anos de Lenine de Campos Póvoas”, apoiada pela Lei Aldir Blanc Cuiabá e dirigida pelo historiador Suelme Fernandes.

A desembargadora Maria Helena Póvoas agradeceu a homenagem e pontuou que, tão importante para a família Póvoas, esse reconhecimento também engrandece a Assembleia Legislativa de Mato Grosso por valorizar a história e a cultura de Mato Grosso. “A família Póvoas agradece a iniciativa do deputado Allan Kardec, por fazer essa comemoração do centenário de Lenine Póvoas, que além de uma celebração é um não esquecimento de suas obras, obrigado deputado por colaborar cada vez mais com a cultura mato-grossense”, afirmou a presidente do TJ.

Ao final da sessão, ainda foram registrados dois compromissos, a veiculação de sete episódios da websérie na programação da TV Assembleia e a reedição de dezessete obras de Lenine Póvoas a serem publicadas com o apoio do Poder Legislativo. (Com ALMT)

Digiqole ad

Elloise Guedes - Mais Que Fato

https://maisquefato.com.br/

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *