Janaina Riva é primeira mulher a assumir a 1ª Secretaria da ALMT

 Janaina Riva é primeira mulher a assumir a 1ª Secretaria da ALMT

Após fazer história como a primeira mulher a assumir a presidência do Parlamento mato-grossense, a deputada estadual Janaina Riva (MDB), continua quebrando barreiras de gênero e agora entra para história política estadual ao se tornar também a primeira deputada a assumir a função de primeira-secretária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Nesta segunda-feira (16), Janaina RIva assumiu a função de ordenadora de despesas do Parlamento, no lugar do deputado Eduardo Botelho (DEM), que se licenciou para tratamento de saúde.  Essa não é a primeira vez que a parlamentar assume as funções de Botelho. Em abril de 2019, a deputada assumiu por 50 dias a presidência da Casa de Leis, durante outra licença do parlamentar que ocupava à época a presidência.

Janaina, que foi eleita à 2ª Secretaria após decisão judicial que impede reeleição dos membros da mesa diretora na mesma legislatura para o mesmo cargo anteriormente ocupado, se diz lisonjeada em substituir o colega neste período e afirma que se sente preparada para a função.

“A gente vai quebrando essas barreiras de gênero na política e começa a mostrar que nós, mulheres, somos capazes e aptas a sermos o que quisermos ser. Quando assumi presidência da Assembleia Legislativa provei isso, agora na função de 1ª Secretária tenho certeza que não será diferente. Espero de verdade motivar mais mulheres à ingressar na política e juntos fazermos a diferença”, finalizou.

História – A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa já teve a ex-deputada Zilda Pereira Leite  como segunda vice-presidente entre os anos 1997/1998, a ex-deputada Chica Nunes como quarta secretária entre os anos 2007/2008 e segunda Vice-presidente em 2009/2010.

Janaina Riva em 2019/2020 como primeira vice-presidente e presidente por 50 dias e em 2021/2022 como 2ª secretária e 1ª secretária por 30 dias.

(com assessoria)

Digiqole ad

Roger - Mais Que Fato

http://www.maisquefato.com.br

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.