Menos de 25% da população do Brasil segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para consumo diário de frutas e verduras. A descoberta, publicada na revista científica Cadernos de Saúde Pública, mostra que esses alimentos saíram da lista de compras dos brasileiros principalmente devido à crise econômica e à maior procura pelos ultraprocessados.
A OMS recomenda o consumo de cinco porções de frutas e hortaliças todos os dias, totalizando cerca de 400 gramas. No entanto, o novo estudo mostra que apenas 22,5% dos adultos brasileiros ingerem a quantidade ideal.
A pesquisa foi realizada entre 2008 e 2023, com a participação de adultos das 26 capitais e do Distrito Federal. Ela foi baseada em dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Vigitel).
Continue lendo Metrópoles